Tá na Mídia. O Ceará de mãos dadas contra o coronavírus. Por Reginaldo Silva

8 Min. de Leitura

Os dados atuais No Ceará, até o dia 21 de março de 2020, foram confirmados 84 casos de coronavírus (Covid-19) laboratorialmente. Destes, 83 (98,8%) são residentes no Estado e um (1,2%) reside em São Paulo. Os dados são da Secretaria de Saúde do Estado.

Capital e interior Até aqui a capital registra o maior número de casos confirmados, 76 no total. Aquiraz vem logo em seguida com 4 casos confirmados. Fortim, Juazeiro do Norte e Sobral registraram um caso em cada município. Nenhum óbito foi confirmado.

A preocupação O que tem tirado o sono das autoridades é o rápido quadro de evolução de casos confirmados. No dia 11 de março, não existia nenhum diagnóstico de coronavírus confirmado no Estado, apenas casos suspeitos. Cinco dias depois, em 16 de março, já havia a confirmação de nove casos de Covid-19. Depois de mais cinco dias, em 21 de março, esse número subiu para 84.

Autoridades infectadas O prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio (PDT), a vice governadora, Izolda Cela (PDT), o líder do governo na Assembleia, deputado estadual, Júlio Cesar (Cidadania) e o ex-deputado estadual e pré-candidato a prefeito pelo PSDB, Carlos Matos, tiveram diagnóstico positivo para o coronavírus.

Decreto do Governador Camilo anunciou em sua live na noite desta sábado (21/03) que as pequenas mercearias do interior, a exemplo dos grandes supermercados podem continuar funcionando para atender o abastecimento da população. O mesmo vale para os postos de gasolina que devem funcionar de 7h às 19h. Nos dois casos, o ideal é que se evite todo e qualquer tipo de aglomeração.

Juazeiro do Norte Nesta semana o prefeito Arnon Bezerra (PTB), registrou o primeiro caso de coronavírus no município. A paciente é uma mulher de 63 anos, que começou a apresentar sintomas um dia depois de chegar a Juazeiro de uma viagem realizada ao estado de São Paulo.

Sobral O município de Sobral também confirmou seu primeiro caso de Covid-19. O município, descartou cinco casos e mantém 29 suspeitos aguardando diagnóstico.

Ipueiras As boas práticas devem ser divulgadas. O prefeito Nenem do Cazuza  baixou um Decreto de isenção do pagamento da tarifa de água  por noventa dias das pessoas reconhecidamente carentes por ocasião da pandemia do coronavírus. A ideia é diminuir os custos dessas pessoas para que possam gastar com produtos de prevenção contra a disseminação da doença.

Chuva em Quiterianópolis Uma chuva de 230 mm causou uma verdadeira calamidade no município. Vários açudes tiveram suas paredes rompidas pelo forte volume das águas. Ao menos 100 famílias foram afetadas com o arrombamento dos reservatórios. Houve desabamento de prédios, casas, bares e comércios. Muitas famílias perderam todos seus pertences e suas lavouras. O prefeito Dr. Barreto decretou estado de calamidade no município.

Chuvas em Tamboril As fortes chuvas registradas no município também levaram o açude da localidade de Deserto a romper sua parede, outros reservatórios sangraram e deixaram famílias ilhadas. O açude Carão que havia secado completamente desde de 2015, já voltou a ganhar volume. Na semana passada, foi registrado aqui, por ocasião da visita ao açude do advogado Marcelo Mota e do ex-secretário de Saúde de Tamboril e de Nova Russas, Pretinho, dois milhões de metros cúbicos, uma semana depois, o volume subiu para aproximadamente dez milhões de metros cúbicos.

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Marcelo Mota, pessoas em pé, céu, atividades ao ar livre e natureza

Chuvas em Nova Russas Na noite deste sábado (21/03) populares registraram uma chuva de 113 mm na Cohab, o rio Curtume que banha a cidade teve suas águas elevadas, aproximando-se da parede da ponte do centro, ruas foram inundadas e algumas pessoas tiveram suas casas invadidas pela força das águas. Na rua professor Luis Gonzaga, atrás da Escola Zilmar Mendes, no bairro de São Francisco, o problema foi ainda mais sério por conta de um valão que enche de lixo e provoca inundações. A Secretaria de Obras do município foi avisada várias vezes para solucionar o problema esta semana, demorou, o pior aconteceu.

Chuvas em Nova Russas 2 A boa notícia vem do aumento do volume de água do açude Farias de Sousa, principal fonte de abastecimento de água da cidade. Durante a chuva deste fim de semana, o açude recebeu uma lâmina de água de 14 cm, ampliando seu volume para dez milhões de metros cúbicos, restando mais uns três milhões para sangrar.

Parlamentares em ação O deputado federal Júnior Mano (PL-CE) encaminhou ao Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, solicitação de uso do Hospital Geral de Fortaleza do Exército Brasileiro pelo Governo do Estado do Ceará.O parlamentar esclarece que o avanço do coronavírus requer um esforço conjunto das autoridades governamentais, ressaltando que a Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Ceará (Sesa), necessita de toda ajuda possível do Governo Federal para atender a alta demanda de casos suspeitos e confirmados no Estado. Júnior ainda prepara outras medidas em defesa dos empreendedores neste período de fechamento das atividades comerciais.

Parlamentares em ação 2 O deputado estadual Jeová Mota foi um dos principais defensores da ideia do presidente José Sarto para que os deputados estaduais destinassem suas emendas para a compra de medicamentos e equipamentos para combater o novo coronavírus no Estado. O presidente da Assembleia, José Sarto (PDT), mobilizou os parlamentares para que todos destinem suas emendas do Programa de Cooperação Federativa (PCF), no valor de R$ 1 milhão, que totaliza um investimento de 46 milhões para ajudar no combate ao avanço do Covid 19 no Ceará.

Resultado de imagem para imagem jeová mota

Quebrando as tradições O efeito coronavírus foi devastador na quebra de tradições. Pela primeira vez na história, a Diocese do Crato cancelou os festejos de 176 anos do Padre Cícero com o tradicional corte do bolo de 100 metros, as catedrais do Estado realizaram as celebrações do padroeiro do Ceará, São José, no último dia 19 de março, com as igrejas completamente vazias e, em Nova Russas, nestes seus 98 anos de Emancipação Política, pela primeira vez o município vivenciou um sábado sem a tradicional feira das frutas.

Campanha virtual A advogada Giordanna Mano, esposa do deputado federal Júnior Mano, intensificou sua campanha nas redes sociais no combate ao coronavírus. Ela pediu aos nova-russenses que fortaleçam o isolamento social, aos  comerciantes que cumpram as orientações do Decreto do Governador Camilo Santana e agradeceu aos profissionais da Saúde pelo zelo e dedicação com a população.

Frase da semana: “A economia a gente busca depois recuperar. Vidas a gente tem que salvar.” Governador Camilo Santana em relação a crise do coronavírus.

 

Compartilhar Notícia