/Tá na Mídia. Coronavírus, chuvas e política nos Sertões de Crateús. Por Reginaldo Silva

Tá na Mídia. Coronavírus, chuvas e política nos Sertões de Crateús. Por Reginaldo Silva

Bebianno O ex-secretário-geral da Presidência, Gustavo Bebiano, morreu aos 56 anos na madrugada deste sábado (14/03), em Teresópolis, no Rio de Janeiro. Bebianno foi vítima de um “infarto fulminante”.

Bebianno 2 Depois do rompimento com o presidente Bolsonaro, Bebianno encontrou abrigo no PSDB e era cotado para concorrer a prefeitura do Rio de Janeiro pela sigla. O governador de São Paulo João Doria se pronunciou na rede social. “Com profundo pesar recebi a notícia da morte de Gustavo Bebianno. Seu falecimento surpreende a todos. O Rio perde, o Brasil perde. Bebianno tinha grande entusiasmo pela vida e em trabalhar por um País melhor. Meus sentimentos aos familiares e amigos nesse momento de dor”.

David Uip Coordenador do Centro de Contingência formado para limitar a disseminação do coronavírus em São Paulo, David Uip esclarece questões importantes sobre o coronavírus COVID-19. Questionado se o vírus pode infectar a mesma pessoa por mais de uma vez, ele diz que não.

David Uip 2 Perguntado sobre o tempo para que se descubra um remédio para cura específica do vírus, o médico ressalta que “o mundo está trabalhando nesse sentido e a OMS tem contribuído muito mas é muito otimismo esperar resultado comprovado rápido”, explica o ex-secretário da saúde paulista, lembrando que o Brasil já enfrentou epidemias mais mortais, como o H1N1, dengue e sarampo. “O maior problema deste vírus é sua rápida disseminação e a falta de medicação especifica. Não existe remédio ainda para o coronavírus”, David Uip acredita que o pico da contaminação no País pode se dar entre abril e maio.

Os sintomas  febre, cansaço e tosse seca. Algumas pessoas têm dores no corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia. Uma em cada seis pessoas desenvolve dificuldade para respirar. Outras não desenvolvem sintoma nenhum, segundo a OMS.

Maiores cuidados são com as pessoas mais velhas, que tem pressão alta, diabetes e doenças cardiovasculares, elas têm risco aumentado de desenvolver um quadro grave da doença.

No Ceará Depois de anunciar  nesta quinta-feira (12/03) um aporte de R$ 45 milhões para expansão da rede hospitalar do Estado com o objetivo de combater o coronavírus, o governador Camilo Santana (PT) baixou uma Portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), requisitando a cessão do Hospital Leonardo da Vinci, unidade particular de Fortaleza, para ser administrado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e atuar como referência de tratamento de casos de coronavírus.

Em Tamboril O Secretário de Saúde, Rayney Martins, informou por meio de Nota o primeiro caso suspeito de coronavírus no município. De acordo com secretário todos os protocolos sugeridos pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado foram adotados. O paciente já foi comunicado, encontra-se em isolamento domiciliar e está sendo acompanhado pela equipe de Vigilância em Saúde do município. Até este momento, seu quadro é estável e aguarda o resultado do exame para confirmar ou descartar a notificação da doença.

Chuvas em Tamboril O açude Carão que estava completamente seco, pegou um aporte de mais de dois milhões de metros cúbicos de água. No passado recente, o açude já foi palco de grandes eventos festivos e principal fonte de abastecimento de água do município. O aumento do volume de água virou ponto turístico, o advogado Marcelo Mota e o ex-secretário de Saúde de Tamboril e de Nova Russas, Pretinho foram conferir a beleza de ver o açude enchendo novamente.

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Marcelo Mota, pessoas em pé, céu, atividades ao ar livre e natureza

Chuvas em Nova Russas O município registrou a maior chuva de sua série histórica no intervalo entre às 7h da última terça (10/03) e 7h desta quarta-feira (11/03), o acumulado foi de 157 milímetros, no posto pluviométrico Nova Betânia, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Anteriormente, o município havia registrado 155 mm no posto Nova Russas (Sede), em 26 de janeiro de 1977. Neste sábado (14/03) outros pontos registraram chuvas acima de 100 mm.

PDT em Catunda O deputado estadual Jeová Mota (PDT) participou nesta quinta-feira (12/03) de evento de fortalecimento do Partido Democrático Trabalhista no município, ao lado da prefeita Ravenna Fernandes e do líder político Ernane Lima. Aproveitando o período de abertura da janela partidária, novos filiados ingressaram na sigla e tiveram suas fichas abondas pelo parlamentar.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé, texto que diz "PLENÁRIO VER ABEL FELÍCIO"

PL em Ipaporanga Em reunião no município de Nova Russas neste sábado (14/03) com o deputado federal Júnior Mano (PL-CE), a oposição de Ipaporanga bateu o martelo em relação ao pré-candidato do grupo, será mesmo, o ex-vereador Dedé Diogo. Os demais pré-candidatos, Sebastião Mano, Cleuton Bebeu, Jesus Bel e o ex-prefeito Nilson Moreira irão apoiar o nome de Dedé Diogo.

PSB ou PTB em Santa Quitéria Depois da desistência da pré-candidatura do ex-prefeito Fabiano Lobo (PDT), dois nomes ficaram no páreo na oposição, o atual vice-prefeito, Braguinha (PSB) e Marcelo Magalhães (PTB). Uma união dos dois blocos tornaria o caminho mais fácil, mas, as definições parecem caminhar para o último prazo. Em relação ao prefeito Tomás Figueiredo, um pedido de afastamento do gestor foi protocolado na Câmara e arquivado pela Mesa Diretora da Casa.

Mercado Velho em Nova Russas Neste sábado (14/03) o deputado federal Júnior Mano (PL-CE) esteve com o prefeito Rafael Pedrosa, assinando a Ordem de Serviço da tão sonhada obra do Mercado Velho, Alfredo Pereira de Sousa. Serão investidos R$ 1,3 milhão de reais na nova estrutura do prédio; novos boxes, praça de alimentação e amplo espaço para comercialização de produtos. Júnior Mano destaca que os investimentos irão melhorar a qualidade de vida das pessoas que trabalham no local e, principalmente, para quem vai frequentar o novo ambiente.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, atividades ao ar livre e close-up

De volta a feira Neste sábado (14/03) quem voltou a feira das frutas e a feira do crochet foi a pré-candidata a prefeito de Nova Russas Giordanna Mano. Com a bandeira de valorização da mulher e participação feminina na política, ela abraçou populares e distribuiu flores as trabalhadoras do município, em alusão as comemorações da semana do Dia Internacional da Mulher. “Embora essa rosa, mostre a delicadeza com suas pétalas , queremos ressaltar, que somos sensíveis e delicadas, mas fortes, guerreiras e determinadas. Temos que exaltar a importância da figura feminina na sociedade e da nossa capacidade quando assumimos uma missão . Somos fortes e juntas somos ainda mais,” escreveu Giordanna em suas redes sociais.

A imagem pode conter: 1 pessoa, árvore e atividades ao ar livre

Frase da semana: “O segredo do sucesso é a constância do propósito.” Benjamin Disraeli

 

 

 

 

 

Comente com Facebook