Tá na mídia. Aniversário de Ivo Gomes movimenta classe política. Por Reginaldo Silva

8 Min. de Leitura

O papel das redes sociais nas eleições Quanto maior a escolaridade e a renda das pessoas, maior o poder de influência das redes sociais na vida delas para escolherem seus candidatos. Os dados são de uma pesquisa do DataSenado publicada agora em novembro feita com 2400 entrevistados em todas as unidades da federação.

A direita na dianteira Das pessoas que decidiram seus votos baseados por informações pelas redes sociais, 55% são de direita, 46% de esquerda, 43% de centro e 30% não responderam.

As Fake News A pesquisa também mostra o cuidado das pessoas com disseminação de informações falsas (fake News), antes de compartilhar uma noticias nas redes sociais, 82% dos entrevistados responderam que tem o cuidado de verificar se a informação é verdadeira.

Punição para os disseminadores Na mesma pesquisa os entrevistados também defendem que as pessoas que compartilham conteúdos falsos também devem ser punidos, compartilham essa ideia 96% dos entrevistados.

Tragédia ambiental O deputado federal Júnior Mano (PL-CE) é um dos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apuração do vazamento do petróleo na costa brasileira e que afetou em especial a região Nordeste, causando uma verdadeira tragédia ambiental. Júnior Mano defende que os responsáveis sejam identificados e punidos pelos danos causados principalmente à economia e ao Meio Ambiente.

A imagem pode conter: água

O PT entre Guilherme e Luizianne Na posse dos presidentes estadual e municipal do Partido dos Trabalhadores em Fortaleza, nesta sexta-feira (13/12) com a presença da presidente nacional da sigla, Gleisi Hoffmann, o vereador e presidente da legenda na capital cearense, Guilherme Sampaio deu sinais de sua pré-candidatura a prefeito de Fortaleza, ao chamar Capitão Wagner de cabo eleitoral de Bolsonaro e dizer que Roberto Claudio só faz obra na Aldeota. Já a deputada federal Luizianne Lins carrega a seu favor a experiência de ter sido prefeita de Fortaleza e o peso na consciência de Lula de não tê-la apoiado na época de sua primeira candidatura.

Cid assume PDT Na festa de posse do novo presidente estadual do PDT, na quinta-feira (12/12), o senador Cid Gomes definiu como missão o fortalecimento do partido no Estado e o dialogo entre as forças aliadas. Cid descartou a possibilidade de concorrer a prefeitura de Fortaleza, destacando que o prefeito Roberto Claudio tem papel preponderante nessa decisão. Reafirmou o nome de Ivo Gomes para concorrer a reeleição em Sobral e o fortalecimento das alianças com parceiros de outras agremiações como o PTB de Bezerra em Juazeiro do Norte. “O PDT não é um partido hegemônico, não é o único dono da verdade,” sentenciou Cid.

Estão no jogo Três nomes tiveram papel de destaque na inauguração da nova sede do PDT e posse de Cid, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Sarto, o presidente da Câmara de Fortaleza, Anotnio Henrique e o Secretário Chefe da Casa Civil, Elcio Batista. Enquanto os três fizeram suas falas, o olhar atento do prefeito Roberto Claudio parecia tentar captar cada palavra no discurso de cada um deles.

Festa na Serra da Meruoca O aniversário do prefeito de Sobral, Ivo Gomes, movimentou a classe política de todo o Estado. Além do irmão e senador Cid Gomes e do governador Camilo Santana (PT) um grande número de deputados estaduais e federais compareceram a festa de aniversário do prefeito de Sobral, na Serra da Meruoca, nesta sexta-feira (13/12). Da esquerda para direita: deputado federal,  Robério Monteiro (PDT-CE), deputados estaduais, Jeová Mota (PDT), Queiroz Filho (PDT) e Augusta Brito (PC do B), em seguida o deputado federal, Genecias Noronha (SD-CE) e a deputada estadual Aderlânia Noronha (SD).

Obras para Tamboril O deputado estadual Jeová Mota (PDT) esteve participando da última sessão legislativa da Câmara Municipal de Tamboril onde anunciou um pacote de obras para o município com investimentos da ordem de mais de R$ 1 milhão de reais. Dentre as obras estão: uma brinquedopraça para o distrito de Sucesso, asfalto para os calçamentos que dão acesso ao distrito de Açudinho, dois tratores para comunidade rural, compra de material para pescadores, compra de material para Bombeiros Civis, uma ambulância para o Hospital Municipal, 10 academias da saúde para o município e a construção de uma Areninha no distrito de Sucesso.

Prestigiando o Legislativo O advogado e ex-vice prefeito de Tamboril Marcelo Mota também compareceu a última sessão legislativa da Câmara Municipal de Tamboril. Marcelo Mota parabenizou a Casa na pessoa do presidente, Chiquinho Cabo pela condução dos trabalhos em 2019.

A imagem pode conter: 5 pessoas

Nova Mesa Diretora O Poder Legislativo de Nova Russas realizou no último dia 10 de dezembro eleição para renovação da Mesa Diretora da Casa. Adalberto Filho foi reeleito presidente da Câmara, a vereadora Socorrinha Holanda ficou como vice-presidente, o vereador Marcelo Evangelista como primeiro secretário e Antonio Carlos como segundo secretário. A Casa entrou em recesso e retoma os trabalhos no início de janeiro.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

O embrião da oposição em Nova Russas O ex-prefeito Gonçalo Diogo esteve o tempo todo ao lado do ex-deputado estadual Wanderley Pedrosa no evento de inauguração da nova sede do PDT em Fortaleza e posse do senador Cid Gomes como presidente da sigla, no último dia 12 de dezembro. Gonçalo e Wanderley também passaram um bom tempo ao lado dos deputados estaduais, Queiroz Filho e Zezinho Albuquerque, atual titular da Secretaria das Cidades. O encontro pode ter sido mera coincidência entre dois conterrâneos, mas existia no ar, um sentimento de cumplicidade.

A imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Chiquinho Diogo, Dalva Abreu e Gonçalo Diogo, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Giordanna Mano é nome do PL Em nova Russas a todo instante surgem novos nomes como pré-candidatos a prefeito para as eleições do ano que vem. Nomes são colocados e retirados das enquetes de prefeituráveis com a mesma intensidade. Por enquanto, o único nome que segue sem alterações é o da advogada Giordanna Mano, esposa do deputado federal Júnior Mano. O partido pretende realizar uma série de encontros no Estado incentivando a participação feminina no processo eleitoral. Giordanna já tem uma grande credencial, gosta de política.

Frase da semana: “Ser livre não é apenas quebrar as próprias correntes, mas viver de uma maneira que respeite e aumente a liberdade dos outros.” Nelson Mandela

 *Reginaldo Silva: Professor, Radialista, Jornalista  e editor do Ceará Notícias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar Notícia