Supremo derruba censura ao Especial de Natal “Porta dos Fundos”

1 Min. de Leitura

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, suspendeu na noite desta quinta-feira (09/01)a decisão da Justiça do Rio de Janeiro que censurou o Especial de Natal Porta dos Fundos.

O especial do Porta dos Fundos retrata um Jesus gay (Gregorio Duvivier) que se relaciona com Orlando (Fábio Porchat). Há várias ações na Justiça contra a Netflix ajuizadas por líderes religiosos que afirmam se sentir ofendidos.

O desembarcador Abicair censurou o programa a pedido da Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura, para a qual o especial violou a fé, a honra e a dignidade de milhões de católicos brasileiros, ultrapassando os limites da liberdade de expressão prevista na Constituição.

Ao suspender a censura o ministro Dias Tofolli destacou: “Não se descuida da relevância do respeito à fé cristã (assim como de todas as demais crenças religiosas ou a ausência dela). Não é de se supor, contudo, que uma sátira humorística tenha o condão de abalar valores da fé cristã, cuja existência retrocede há mais de 2.000 anos, estando insculpida na crença da maioria dos cidadãos brasileiros”, afirmou Toffoli.

 

Compartilhar Notícia