O financiamento das Santas Casas de Misericórdia será debatido em sessão temática na próxima quarta-feira (2), às 10h. O debate foi convocado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, que anunciou a realização da sessão depois de encontro no início de agosto com representantes da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB).
Acompanhados dos senadores Ana Amélia (PP-RS), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Waldemir Moka (PMDB-MS), os representantes das Santas Casas pediram o apoio de Renan Calheiros para a aprovação de leis que viabilizem o saneamento econômico das entidades e garantam a manutenção do atendimento aos usuários.
Uma das reivindicações das entidades é o reajuste da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) e recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nos mesmos moldes dos empréstimos para a recuperação econômica de outros setores. A dívida das Santas Casas é estimada em mais de R$ 15 bilhões. Um dos convidados para o debate é Henrique Rogério Lopes Ferreira da Silva, Chefe do Departamento de Operações Sociais do BNDES.
Atualmente no Brasil existem mais de 2.500 hospitais da Santa Casa. Outro convidado para a sessão temática é Júlio Flávio Dornelles de Matos, diretor do Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre (RS), um conjunto de sete hospitais que atende todas as especialidades médicas para pacientes particulares e convênios. (Agência Senado).