Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Destaques > Sisu abre inscrições para 205,5 mil vagas em instituições públicas
Destaques

Sisu abre inscrições para 205,5 mil vagas em instituições públicas

Ultima atualização: 19/01/2015 3:57 PM
Redação
Compartilhar
4 Min. de Leitura
Compartilhar

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem) já podem se candidatar as 205,5 mil vagas em instituições de ensino superior públicas pelo Sisu.

O período de inscrição vai até as 23h59 do dia 22 de janeiro. A candidatura deve ser feita no site do Sisu.

Nesta edição, o Sistema de Seleção Unificada reúne postos em 5.631 cursos de 128 universidades e institutos federais.

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever no sistema todos os candidatos que fizeram o Enem 2014 e que tenham obtido nota acima de zero na redação.

Algumas instituições adotam nota mínima para que o candidato possa se inscrever em determinados cursos. Nesse caso, o sistema não permitirá a inscrição.

A candidatura é gratuita. O candidato precisa apenas do número de inscrição e da senha do Enem, que pode ser recuperada no site do exame nacional.

O estudante deverá selecionar um curso como sua primeira opção e um segundo curso, que pode ser em universidade diferente, para sua segunda opção.

+ Confira a lista de instituições que aderiram ao Sisu 2015

Lei de Cotas

Em 68 instituições federais que aderiram ao Sisu, ao menos metade das vagas será reservada a estudantes que fizeram o ensino médio em escola pública.

No restante das federais, o percentual deve ser igual ou maior que 37,5% das vagas.

As vagas reservadas para egressos da escola pública são distribuídas a partir do critério racial. Ou seja, deverão ser preenchidas por pretos, pardos e indígenas em proporção à composição da população no Estado em que a instituição está.

No momento da inscrição, o candidato deve escolher se quer concorrer à vaga pela seleção geral ou pelo sistema de cotas. Quem escolher o sistema de cotas deverá comprovar que preenche os requisitos no momento da matrícula.

Notas de corte

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ser aprovado) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Do dia 19 ao dia 22, o candidato pode mudar suas escolhas a qualquer momento.

Os estudantes podem também consultar as notas de corte do ano anterior para ter ideia de quantos pontos são necessários para ser aprovado em seu curso de escolha.

+ Veja aqui as notas de corte do Sisu 2014

Resultados

Neste ano, o Sisu fará apenas uma chamada de candidatos aprovados. A divulgação dos resultados acontece no dia 26 de janeiro.

Quem não for aprovado no curso em que se inscreveu pode demonstrar interesse na lista de espera do dia 26 ao dia 6 de fevereiro. Esses candidatos aguardam possíveis vagas remanescentes após o período de matrícula.

A partir do dia 11 de fevereiro, as instituições de ensino superior começam a convocar candidatos da lista de espera.

ig.com

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

CearáDestaques

Padre viraliza ao dar ‘rolê’ em veículo de motocross no Ceará

10 de fevereiro de 2026
CearáDestaques

IPVA 2026: 1ª parcela vence nesta sexta-feira (13)

10 de fevereiro de 2026
Destaques

Bancos fecham na segunda e terça de Carnaval; veja o que funciona

10 de fevereiro de 2026
DestaquesOutros

Pesquisa de Harvard avalia relação entre consumo de café e risco de demência; confira as descobertas

10 de fevereiro de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?