SEMINÁRIO INCENTIVA O PLANTIO DO SABIÁ NA REGIÃO

3 Min. de Leitura
A Prefeitura Municipal de Nova Russas através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos e da Secretaria do Meio Ambiente do Município, participaram como parceiras, nesta quinta-feira, 26, do I Seminário da Cadeia Produtiva do “Sabiá” da região.
O evento foi promovido pelo Banco do Nordeste e aconteceu no auditório da Escola de Ensino Profissionalizante Manoel Abdias Evangelista.Tendo como objetivo principal incentivar a atividade florestal em municípios de sua área de atuação, a agência local do BNB convocou líderes sindicais, técnicos da EMATER-CE e secretários municipais para a realização desse seminário que visa difundir os benefícios da atividade florestal e busca capacitação técnica para proprietários rurais interessados em aderir à produção florestal.

O plantio de árvores nativas para comercialização representa um enorme potencial de desenvolvimento econômico para a região, uma vez que, com custo baixo e pouca demanda por água, espécies nativas como o “sabiá” se desenvolve em harmonia com as condições de seca. Para que o Banco possa injetar dinheiro nessa atividade através de empréstimos os produtores precisam atender a requisitos técnicos estabelecidos em lei.

Para despertar o interesse dos proprietários rurais, a organização trouxe uma seleta equipe técnica composta por Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Florestais, Técnicos Agrícolas e vários outros profissionais que abonam a atividade para nossa região.

Assim como o período de crescimento de uma plantação de árvores, os frutos desse trabalho requerem um médio prazo para serem colhidos, a despeito disso, para o futuro os resultados do plantio de “sabiá” representarão uma fonte de crescimento econômico, respeito ao meio ambiente e geração de emprego.

Vale ressaltar que esse seminário contou com o envolvimento maciço das cidades da região com destaque para a presença dos prefeitos Gonçalo Diogo de Nova Russas e Raimundo Mariano de Ipueiras, além de um grande contingente de secretários municipais, líderes sindicais e presidentes de associações representando as cidades de Ararendá, Granja, Ipú, Ipueiras, Ipaporanga, Nova Russas, Poranga, Santa Quitéria e Tamboril.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMNR, Tércio Freitas e Mazinho Silva.

Compartilhar Notícia