Segundo dia do Enem: o que posso levar? Veja quais cuidados tomar para não ser eliminado

6 Min. de Leitura
Estudantes de todo Brasil, fazem o segundo dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio

Você vai participar do segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo, (12/11)? Então fique atento sobre o que é permitido para não ser eliminado. Na semana passada, primeiro dia de provas, estudantes foram desclassificados depois que o celular tocou dentro da sala de aula por exemplo. Os participantes vão fazer as avaliações de Ciências da Natureza (45 questões) e Matemática (45 questões).

Segundo boletim do Ministério da Educação, 4.293 participantes foram desclassificados no primeiro dia, por diferentes motivos, como portar equipamento eletrônico, sair antes do horário permitido e não atender orientações dos fiscais.

O celular merece atenção. Fique atento ao modo de funcionamento do seu celular. Aparelhos de algumas marcas conseguem acionar o alarme mesmo com o aparelho desligado. Se o celular emitir qualquer sinal, o candidato é desclassificado. Diversos relatos nas redes sociais mostram que o celular simplesmente tocou durante a prova, e os estudantes foram desclassificados, mesmo sem mexer no aparelho.

No caso de objetos eletrônicos, o edital divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é bem claro. Um envelope porta-objetos será entregue aos participantes para guardar a declaração de comparecimento impressa, o Cartão de Confirmação da Inscrição, o telefone celular e outros equipamentos eletrônicos desligados. Para não correr o risco de ser eliminado, desative quaisquer alarmes do celular antes de desligar o aparelho.

Boné é proibido no local de prova do Enem

O edital proíbe o uso de boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. Os participantes podem ir ao local de prova com esses itens, mas eles devem ser guardados no envelope porta-objetos. Usar essas peças durante o exame também causa a eliminação imediata. Não há outras restrições sobre o tipo de roupa no edital. Você pode usar bermuda, shorts, chinelos – a escolha de uma roupa confortável é importante para realizar uma prova longa.

É preciso ficar atento às regras apresentadas pelos fiscais, como retirar previamente da bolsa ou mochila os materiais essenciais para a realização da prova, como caneta, documento de identificação e o cartão de inscrição. Os alimentos também devem ser retirados neste momento.

Existem casos em que os fiscais permitem que as bolsas e mochilas fiquem com os participantes. Mas o processo é o mesmo. A bolsa ou mochila precisa ficar fechada embaixo da mesa/cadeira e só poderá ser usada novamente após o fim da prova.

Mais de 3,9 milhões de candidatos estão inscritos e cerca de 2,8 milhões compareceram à prova no último domingo, quando foram aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação. As provas serão realizadas em mais de 1,7 mil municípios.

As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O professor e biólogo Paulo Jubilut, fundador do Aprova Total, plataforma de educação especializada em Enem e vestibulares, afirma que é importante manter o foco e a motivação mesmo que o desempenho no primeiro dia não tenha sido tão bom. A nota do Enem é calculada pela Teoria da Resposta ao Item (TRI), que leva em conta a consistência e coerência das respostas. Isso significa que nem sempre um acerto se traduz em um ponto, tornando impossível saber o desempenho com exatidão antes da divulgação oficial dos resultados.

De acordo com o cronograma divulgado pelo no início do ano, o gabarito oficial do Enem vai ser divulgado em 24 de novembro.

A aplicação da prova seguirá o horário de Brasília:

Abertura dos portões – 12 horas;

Fechamento dos portões – 13 horas;

Início das provas – 13h30;

Término das provas – 18h30

Confira outras recomendações:

  • Certifique-se, com antecedência, a confirmação de sua inscrição e o local onde irá realizar as provas.
  • Chegue ao local das provas indicado no cartão de confirmação de inscrição a partir das 12h (horário de Brasília).
  • Apresente-se na porta da sala de provas até as 13 horas para a identificação.
  • Apresente-se no local de aplicação das provas com documento de identificação válido, sob pena de ser impedido de realizar o exame.
  • Aguarde, na sala de provas, das 13 horas às 13h30 (horário de Brasília), até que seja autorizado o início do exame, cumprindo as determinações do aplicador.
  • Não se ausente da sala de provas com o material de aplicação, exceto o caderno de questões, desde que, neste caso, deixe a sala em definitivo nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova./AE

Compartilhar Notícia