Neste sábado (3), às 13h, os portões se fecharam para a segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. A prova ocorre hoje e amanhã (4) para 277.624 candidatos que não puderam fazer a prova nos dias 5 e 6 de novembro. Assim como na primeira aplicação, as provas começam a ser aplicadas às 13h30.
As provas serão diferentes das aplicadas no início do mês de novembro, mas manterão o mesmo nível de dificuldade, o que, de acordo com o Inep, garantirá a isonomia entre os candidatos. O resultado será divulgado para todos os participantes no dia 19 de janeiro.
No primeiro dia, serão quatro horas e 30 minutos para responder a 90 questões das áreas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia serão cinco horas e 30 minutos para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
O candidato deve levar um documento original com foto válido e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. É proibida a utilização de qualquer equipamento eletrônico.