Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ceará
  • Opinião
  • Política
  • Esporte
  • Famosos
  • Espaço Aberto
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ceará
  • Opinião
  • Política
  • Esporte
  • Famosos
  • Espaço Aberto
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ceará
  • Opinião
  • Política
  • Esporte
  • Famosos
  • Espaço Aberto
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Destaques > Santa Quitéria: mina de Itataia recebe a primeira licença da Comissão Nacional de Energia Nuclear
DestaquesMunicípios

Santa Quitéria: mina de Itataia recebe a primeira licença da Comissão Nacional de Energia Nuclear

Ultima atualização: 25/05/2024 6:58 PM
Redação
Compartilhar
2 Min. de Leitura
Compartilhar

A mina de Santa Quitéria, instalada na Fazenda Itataia, recebeu nesta sexta-feira (24/5) a primeira licença da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM). O equipamento pode tornar o Brasil exportador de urânio – mineral que produz combustível para usinas nucleares.

A licença que autoriza o local da mina ainda não garante o início da produção, pois são necessários no total três, mas é considerada um marco importante no projeto, que começou a ser debatido há mais de dez anos.

Para desenvolver a produção de energia nuclear, a INB (Indústrias, Nucleares do Brasil) fez uma parceria com a Galvani, que ficará com o fosfato contido na jazida.

A previsão dos sócios é que a produção da mina possa chegar a 2,3 mil toneladas de urânio e a um milhão de toneladas de fosfato por ano. O volume de urânio é mais de 20 vezes superior à produção nacional hoje.

O fosfato é matéria prima para fertilizantes, produto em que o Brasil é dependente de importações.

Em dezembro de 2022, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) não foi aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que solicitou informações complementares apontando que os dados apresentados eram insuficientes em alguns pontos, como sustentabilidade ambiental do empreendimento e invisibilidade de populações e comunidades tradicionais da região.

Existe um receioda população de Santa Quitéria em relação ao aumento da radiação que já é considerada acima da média em alguns locais pela presença do minério, podendo crescer a níveis problemáticos. O projeto também prevê um grande uso de água em uma região marcada pela seca.

Moradores e ativistas temem que isso deixe a população com acesso restrito ao líquido. Os empreendedores respondem, afirmando que não há riscos e que o projeto é seguro.

(Fazenda Itataia (Foto divulgação)

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor1
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

CearáDestaques

Ônibus bate em poste, dispara faíscas e passageiros fogem por saída de emergência

14 de janeiro de 2026
CearáDestaques

Tarifa de ônibus será mais barata nos domingos de Carnaval e pré-carnaval

14 de janeiro de 2026
CearáDestaques

Em encontro no Vaticano, José Guimarães defende beatificação de Padre Cícero e entrega imagem ao Papa Leão XIV

14 de janeiro de 2026
CearáDestaques

Aeroporto de Fortaleza é notificado pelo Procon por remoção de cadeiras para passageiros e visitantes

14 de janeiro de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Ceará
  • Destaques
  • Educação
  • Espaço Aberto
  • Esporte
  • Famosos
  • Geral
  • Interior
  • Internacional
  • Municípios
  • Opinião
  • Outros
  • Policial
  • Política

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Opinião Outros Policial Política
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?