Reunião do PDT: Carlos Lupi tentará mediar conflito sobre o comando do diretório estadual da legenda no Ceará

3 Min. de Leitura

O senador Cid Gomes convocou uma reunião com aliados nesta segunda-feira (26/6), em Fortaleza para debater a situação do comando do partido no estado. Cid confirmou que Carlos Lupi está na capital cearense para abrir um canal de entendimento entre as duas alas do partido que buscam o comando da legenda. Uma ala defende apoiar a base governista de Elmano de Freitas e a retomada da parceria com o PT, a outra quer independência e defende fazer oposição ao Governo do Estado.

De um lado, o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes, o ex-prefeito Roberto Cláudio, o prefeito de Fortaleza José Sarto e o deputado federal, André Figueiredo, que acumula os cargos de presidente nacional e estadual da legenda defendem fazer oposição ao Governo de Elmano de Freitas.

Já ala liderada por Cid Gomes, reivindica a presidência estadual da legenda alegando que o grupo detém o controle majoritário da sigla. Cid ainda conta com o apoio familiar do prefeito de Sobral Ivo Gomes e da deputado estadual Lia Gomes. Além deles, o senador diz que ainda tem apoio de 13 dos 16 deputados estaduais, 6 dos 7 deputados federais- incluindo os suplentes em exercício- e mais 57 dos 59 prefeitos. De acordo com a contagem de bastidores da política Cid ainda teria o apoio de 53 dos 84 membros do diretório.

Na reunião de hoje do PDT, foi formada uma comissão para debater a situação com Carlos Lupi e André Figueiredo.

Cid destacou que defende o realinhamento da legenda, esperando que a voz majoritária da sigla seja ouvida pelo partido. “Uma direção partidária deve expressar o sentimento da maioria dos componentes do partido, é isso que a gente espera e que isso seja aconteça na paz. Vamos virar a história. Vamos passar a página das eleições e vamos cuidar da próxima”, defendeu o senador.

Estiveram presentes os deputados federais Idilvan Alencar, Leônidas Cristino e Enfermeira Ana Paula, além dos licenciados Robério Monteiro e Eduardo Bismarck. Dos estaduais, estiveram o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; a irmã de Cid, Lia Gomes, o líder do Governo, Romeu Aldigueri, Guilherme Landim, Sergio Aguiar, Osmar Baquit, Guilherme Bismarck, Jeová Mota e Antônio Granja, além dos licenciados Salmito Filho e Oriel Nunes. O prefeito de Sobral e irmão de Cid, Ivo Gomes, também está presente.

Compartilhar Notícia