A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que os outros 2996 Municípios que ainda não efetuaram o registro têm até 30 de novembro para se regularizar, prazo final estipulado para a primeira fase do processo. Em seguida, a partir de 1º de dezembro, inicia-se a etapa de alimentação, quando as informações sobre compras de medicamentos homologadas em 2017 devem ser incluídas.
União, Estados e Municípios pactuaram em junho a obrigatoriedade de envio de informação sobre a aquisição de medicamentos. Ao dar transparência ao uso dos recursos públicos e conhecimento dos preços praticados em todo território nacional, o Banco vai proporcionar o aumento da concorrência e melhores condições para a negociação de valores junto aos fornecedores e fabricantes, gerando economia para o sistema de saúde. O intuito é que no futuro seja igualmente acordado o envio de informações relativas à compra de produtos de saúde.
A plataforma BPS está disponível gratuitamente no formato web, tanto para consulta quanto para alimentação. Além de disponibilizar informações sobre o processo de compras dos medicamentos, a plataforma ainda oferece de forma gratuita amplo material de apoio ao usuário no formato de vídeo-aulas, manuais de utilização da ferramenta, preguntas e respostas e treinamentos.
O banco possui atualmente 4.808 itens de medicamentos disponíveis para cadastro de compras e consultas. Além de disponibilizar informações sobre o processo de compras dos medicamentos e produtos de saúde, a plataforma oferece de forma gratuita material de apoio ao usuário no formato de vídeo-aulas, manuais de utilização da ferramenta, preguntas e respostas e treinamentos.
Acesse o passo a passo com orientações sobre procedimentos operacionais do BPS
Conheça o manual de consulta BPS que traz informações sobre preços de medicamentos e produtos de saúde no BPS
Com informações da Agência Saúde