Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Destaques > Quais os resultados práticos da primeira visita de Lula 3 ao Ceará. Por Reginaldo Silva
DestaquesPolíticaPonto Político

Quais os resultados práticos da primeira visita de Lula 3 ao Ceará. Por Reginaldo Silva

Ultima atualização: 16/05/2023 11:07 AM
Redação
Compartilhar
3 Min. de Leitura
Compartilhar

Por Reginaldo Silva- Professor, Radialista e Jornalista

O primeiro objetivo da visita do governo Lula 3 ao Ceará era criar uma agenda positiva, depois de uma sequência de derrotas no Congresso Nacional, leia-se, abertura de CPI de 8 de janeiro e marco legal do saneamento básico, votações que expuseram a falta de articulação política do governo.

No Ceará, Lula iria falar de Educação, ao lado de seu ministro Camilo Santana, que manteve o estado nos holofotes do país, com os melhores índices educacionais do Brasil nos últimos anos.

O presidente reuniu estrategicamente governadores, parlamentares  e lideranças da região Nordeste que, em tese, poderiam ajudar nessa articulação com o Congresso.

Outro fator positivo seria os anúncios dos programas “Escolas de Tempo Integral” e Pacto Nacional de Retomada de Obras na Educação Básica, já anunciadas por ele e Camilo com o objetivo de alavancar a geração de emprego e renda no país.

Politicamente, Lula visitou a capital cearense fortalecendo a base petista, também, estrategicamente, visitou a região do  Cariri, novo quartel general do PT no Ceará, que será guardado por Camilo e Guimarães que mantém suas bases naquela região.

A foto ao lado do deputado federal, Yury do Paredão, do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, trouxe ganho momentâneo, mas, não se sabe ainda se irá se materializar nas votações na Câmara Federal, uma vez que André Fernandes e Valdemar Costa Neto já estão no encalço do parlamentar, com ameaças, inclusive, de expulsão da legenda.

O resultado prático da visita de Lula ao Ceará foi positivo, dado as circunstâncias vivenciadas pelo governo nas últimas semanas, trouxe uma trégua, na sequência negativa da falta de articulação política das votações no Congresso. As imagens cintilantes de milhares de luzes de celulares no Crato, registra a aprovação do governo no estado e na região Nordeste e ajuda na propagação da imagem positiva para outras regiões do país.

Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, no mesmo dia, Ciro Gomes, em palestra na Europa, jogava luz nas sombras, sobre essa relação de Lula  com o Congresso e com a falta de um plano de governo que não venha se confundir com os mesmos meios operacionais protagonizados por Bolsonaro e sua turma.

Ciro diz que não pode um presidente da República eleito, numa eleição qualificada pelo ódio, com projetos antagônicos, se conciliar com essas forças e voltar a empoderá-las, sob o risco de se produzir uma síntese ainda pior no futuro e resumiu: falta um plano.

A vista de Lula 3, produziu resultados práticos positivos momentâneos, mas, Ciro tem razão, é preciso enxergar além, com um plano bem definido, para atingir melhores resultados a longo prazo e, o mais importante, melhorar a vida do povo brasileiro.

 

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

CearáDestaques

Ceará tem 53 cidades com alerta de ventos intensos nesta segunda (24): confira lista

24 de agosto de 2026
DestaquesPolítica

Dino considera nulas indicações de emendas por dirigentes de partidos

24 de agosto de 2026
DestaquesPolítica

Lula e Flávio viram alvo em debate com Renan franco-atirador e dobradinha de Caiado e Cury

24 de agosto de 2026
DestaquesOutros

Câncer de pulmão cresce entre mulheres e não fumantes e acende alerta entre cientistas

24 de agosto de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?