Primeiro avião da FAB decola para retirar brasileiros de Israel

3 Min. de Leitura

O primeiro avião com brasileiros resgatados de Israel decolou de Tel Aviv nesta terça-feira (10/10), com 211 passageiros. O voo, cuja duração prevista é de 14 horas, deve chegar a Brasília às 4h de quarta-feira (11/10). A lista de pessoas a bordo não foi divulgada por motivos de segurança.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a aeronave de modelo KC-30 levantou voo por volta das 20h no horário local (14h no horário de Brasília). Estão previstos mais cinco voos até o próximo domingo (15/10).

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) havia partido do Brasil no domingo (8/10) e permaneceu em Roma até as 11h42, horário local (6h42, horário de Brasília) desta terça-feira (10/10), quando decolou rumo ao território israelense. A missão tem como objetivo resgatar brasileiros que fogem da guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas.

Veja um vídeo do grupo já dentro do avião, comemorando:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou nas redes sociais a decolagem. “O governo federal está atento e trabalhando para trazer de volta todos os brasileiros que solicitarem, bem como para fazer todo o possível para o processo de paz na região”, escreveu ele.

Até a manhã desta terça-feira, 2.377 brasileiros em Israel se inscreveram no processo para repatriação ao Brasil, de acordo com a embaixada brasileira em Tel Aviv. O território israelense foi atacado pelo grupo radical Hamas no último sábado (7/10).

No total, seis aeronaves da FAB foram enviadas para repatriar os brasileiros que tentam sair de Israel devido ao conflito.

Serão enviados dois KC-30, com capacidade para 230 passageiros cada; dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada; e mais duas aeronaves cedidas pela Presidência, com capacidade para 40 passageiros cada. 

Novo voo de Tel Aviv

O segundo voo deve deixar Tel Aviv por volta das 12h (horário de Brasília) desta quarta (11) e chegar ao Brasil às 23h do mesmo dia, com pouso previsto no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, mais conhecido como Galeão.

A terceira aeronave vai decolar no início da tarde desta quinta-feira (12/10) da cidade israelense, com paradas em Lisboa e Recife, e deverá pousar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (13/10).

O quarto avião deixará Tel Aviv no início da tarde desta sexta e chegará ao Brasil no mesmo dia. O desembarque será no Galeão.

A quinta aeronave, um KC-30, vai decolar da capital israelense no sábado (14/10) e deve chegar ao Brasil no mesmo dia. O avião provavelmente pousará no Galeão com os brasileiros repatriados.

Ainda não há informações detalhadas sobre o sexto voo./ Metrópoles

(Foto reprodução)

Compartilhar Notícia