Placa veicular modelo Mercosul passa a vigorar dia 3 de fevereiro em todo o Brasil

1 Min. de Leitura

A placa veicular modelo Mercosul, no formato sequencial de três letras, um número, uma letra e dois números, vai entrar em vigor a partir do dia 3 de fevereiro, em todo o território nacional, conforme resolução do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

De acordo com o Denatran, a nova placa se diferencia da atual pelos itens de segurança, como o QR Code, que possibilita a rastreio e dificulta a clonagem e a falsificação.

A padronização da nova placa (cor da moldura e caracteres) vai se basear de acordo com a destinação do veículo, ficando a cor preta para veículos particulares; vermelho para comerciais; laranja para os diplomáticos; azul para oficiais e de representação; verde para os especiais (experiência, fabricantes de veículos, peças e implementos) e prata para colecionadores.

O diretor de veículos do Departamento de Trânsito do Ceará (Detran CE), George Valentim, esclarece sobre os casos específicos de obrigatoriedade para a troca de placa e fala sobre os casos de troca voluntária.

Compartilhar Notícia