Pesquisa relaciona fungo imune a remédios ao aquecimento global

2 Min. de Leitura

O aumento das temperaturas médias do planeta pode ser responsável pela misteriosa disseminação de um fungo resistente a múltiplas drogas. Isso é o que indica novo estudo científico publicado este mês.

O fungo Candida auris ataca pessoas com o sistema imunológico debilitado e pode causar vários tipos de infecção, dos ouvidos ao sistema sanguíneo. Em casos graves, há risco de morte.

O fungo é do mesmo gênero da Candida albicans, um dos principais causadores de candidíase, mas de espécie diferente. Enquanto a primeira afeta a pele, unhas e órgãos genitais e é de fácil tratamento, a C. auris tem resistência extrema.

Até agora, cientistas não sabiam explicar como ela surgiu em mais de 30 países após ter sido descoberta, em 2009. Surtos da infecção fúngica apareceram, simultaneamente, em três continentes, de 2012 a 2015.

Infecções fúngicas são relativamente raras em humanos porque, normalmente, fungos não crescem à temperatura média do corpo e por causa de nossos mecanismos naturais de defesa. Estudos já mostraram que, por isso, de milhões de espécies de fungos, só algumas centenas são capazes de causar doenças em humanos. “O que o estudo sugere é que os fungos começam a se adaptar a temperaturas mais altas, e que vamos ter cada vez mais problemas ao longo deste século”, diz Casadevall.

Estudos mais antigos sustentavam que o uso indiscriminado de drogas antifúngicas seria o motivo. Mas, para muitos especialistas, esse uso, ainda que problemático, não explicaria surtos simultâneos em três continentes. Mudanças do clima, com aumento médio de 1°C na temperatura da Terra, são uma resposta mais factível. /AE

Compartilhar Notícia