Pesquisa Real Time Big Data no Ceará: Capitão Wagner 35%, Roberto Claudio 26% e Elmano Freitas 21%

4 Min. de Leitura

A Pesquisa Real Time Big Data contratada pela Record TV para a eleição ao Governo do Ceará foi divulgada nesta quinta-feira (04/08), e traz alterações no cenário: Capitão Wagner (União Brasil) lidera com 35% das intenções de votos, seguido pelo ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), com 26%, e pelo deputado estadual Elmano Freitas (PT) que lançou recentemente sua candidatura com 21%.

Nesta pesquisa ainda aparecem o nome de Camilo Santana (PT), que tem o nome citado para governador com 2% e a atual governadora, Izolda Cela (sem partido), é também é citada por 1% dos entrevistados. Brancos e nulos somam 4%. Não sabem ou não responderam, 42%.

Neste levantamento de dados ainda foi citado o nome da pré-candidata Adelita Monteiro do Psol, mas, ela anunciou a desistência de sua candidatura na noite desta quarta-feira (03/08) para apoiar a candidatura de Elmano Freitas para o Governo  e Camilo Santana para o Senado.
No segundo cenário, em que ficam apenas os candidatos Capitão Wagner, Roberto Cláudio e Elmano Freitas, o candidato do União Brasil lidera com 35%. Já Roberto Cláudio soma 26%, e o petista Elmano de Freitas, 21%. Brancos e nulos somam 9%. Não sabem ou não responderam, 9%.

Quando a pesquisa associa o nome dos candidatos aos padrinhos políticos, Capitão Wagner, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), também lidera com 34%. Em segundo lugar, aparece Elmano Freitas com o apoio de Lula, com 30% das intenções de voto e Roberto Cláudio, com o apoio de Ciro Gomes fica com 25%. Brancos e nulos somam 6%. Não sabem ou não responderam 5%.

Foram ouvidos 1.500 eleitores entre os dias 2 e 3 de agosto. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o código CE-06152/2022 . Segundo o instituto, o nível de confiança da pesquisa é de 95%. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.

EM TEMPO 1

Na pesquisa anterior feita pela Real Time Big Data Capitão Wagner (União Brasil) aparecia na frente  com 40% das intenções de voto quando seu nome foi testado com o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) que ficou com 35% em pesquisa realizada em junho deste ano.

EM TEMPO 2

Com a entrada de Elmano Freitas apoiado pelo presidente Lula, tanto Wagner, quanto Roberto Cláudio caíram em relação a pesquisa anterior, Wagner fica com 35% e Roberto Cláudio com 26% neste último levantamento realizado nos dias 2 e 3 de agosto.

EM TEMPO 3

Fica claro nesta pesquisa o potencial de transferência de voto de Lula e Camilo, para Elmano que teve sua candidatura homologada em convenção no último dia 30 de julho e já aparece com 21% das intenções de voto.

EM TEMPO 4

Os outros desdobramentos do pleito eleitoral de 2022 no Ceará ainda serão definidos nesta semana para se ter um quadro mais apurado da eleição deste ano. Capitão Wagner ainda vai anunciar seu vice e o candidato ao Senado. Elmano falta definir quem será seu vice e Roberto Claudio definir que será seu nome para o Senado. Estas indefinições, juntamente com o imbróglio de partidos que ora estão de um lado e ora ficam de outro terminam nesta sexta-feira (05/08), quando se esgota o prazo da Justiça Eleitoral para essas definições e só a partir daí o eleitor vai poder ter um quadro definitivo do processo eleitoral do Ceará para fazer suas livres escolhas.

(foto: montagem/reprodução)

Compartilhar Notícia