Pesquisa Real Time Big Data: Capitão Wagner lidera em Fortaleza, Sarto fica em segundo e Evandro Leitão encosta em Luizianne Lins, confira os números

5 Min. de Leitura

O ex-deputado federal e atual secretário de Saúde de Maracanaú (CE), Capitão Wagner (União Brasil), lidera as intenções de voto na corrida eleitoral à Prefeitura de Fortaleza, de acordo com pesquisa da RealTime Big Data.

Na pesquisa espontânea (em que não são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados), Capitão Wagner tem 9% das intenções de voto, seguido pelo atual prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT), com 7%, Luizianne vem logo em seguida com 5%. Os dados também mostram que 56% dos eleitores não souberam responder.

Veja os números
 – Capitão Wagner (União) – 9%
– José Sarto (PDT) – 7%
– Luizianne Lins (PT) – 5%
– Roberto Cláudio (PDT) – 3%
– Evandro Leitão (PDT) – 3%
– Eduardo Girão (Novo) – 1%
– André Fernandes (PL) – 5%
– Outros – 2%
– Nulo/Branco – 13%
– Não soube responder – 56%

Já em relação a pesquisa estimulada, (quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado), o instituto avaliou quatro cenários possíveis. São eles:

– Cenário I – foram colocados 9 nomes para avaliação

Neste primeiro cenário, Capitão Wagner segue na liderança, com 28% das intenções de voto. Sarto aparece em segundo lugar, com 22%. Em seguida aparece Luizianne Lins, com 17%, e Evandro Leitão, com 12%. 

– Capitão Wagner (União) – 28%
– José Sarto (PDT) – 22%
– Luizianne Lins (PT) – 17%
– Evandro Leitão (PDT) – 12%
– André Fernandes (PL) – 5%
– Eduardo Girão (Novo) – 4%
– Adelita Monteiro (PSOL) – 1%
– Zé Batista (PSTU) – 1%
– Gabriel Biologia (PSOL) – 1%
– Nulo/Branco – 7%
– Não soube responder – 3%

– Cenário II – 3 nomes
No segundo cenário, quando apenas três nomes são colocados a disposição do eleitor, Capitão Wagner aparece em primeiro lugar, com 33% das intenções de voto, seguido pelo atual prefeito da cidade, com 25% e Luiziane Lins fica em terceiro com 22% de intenções, segundo a pesquisa.

– Capitão Wagner (União) – 33%
– José Sarto (PDT) – 25%
– Luizianne Lins (PT) – 22%
– Nulo/Branco – 10%
– Não soube responder – 10%

– Cenário III – 3 nomes
Em um terceiro cenário avaliado pela pesquisa, o nome de Capitão Wagner não é considerado. Assim, José Sarto lidera, com 32%, seguido por Luiziane Lins, com 27%. O terceiro lugar fica com André Fernandes, que tem 12%.

– José Sarto (PDT) – 32%
– Luizianne Lins (PT) – 27%
– André Fernandes (PL) – 12%
– Nulo/Branco – 14%
– Não soube responder – 15%

–  Cenário IV – 3 nomes
Já em um quarto cenário, agora com o nome do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão como opção, sem o nome de Capitão Wagner, o prefeito José Sarto lidera a pesquisa, com 29%. Dessa vez, o segundo lugar fica com Evandro Leitão, com 22%, seguido por André Fernandes, com 12%.

– José Sarto (PDT) – 29%
– Evandro Leitão (PDT) – 22%
– André Fernandes (PL) – 12%
– Nulo/Branco – 16%
– Não soube responder – 18%

Aprovação

O instituto também trouxe dados sobre a aprovação das gestões municipais e estaduais da região. Confira os números:

Gestão Municipal
A gestão do prefeito de Fortaleza José Sarto é considerada regular por 38% dos entrevistados. Já 31% consideram a gestão positiva, e 28% acreditam que o trabalho é negativo. 3% não souberam ou não quiseram responder. Em uma segunda pergunta, 51% afirmam que aprovam o atual governo, enquanto 46% desaprovam a gestão Sarto.

Gestão Estadual
Já quando falamos do governo estadual, chefiado por Elmano de Freitas (PT), 39% dos participantes consideram o trabalho regular, em contraponto aos 36% que classificam o trabalho como positivo. O governo estadual é considerado negativo por 20%, enquanto 5% não souberam responder.

A gestão de Elmano de Freitas é aprovada por 55% das pessoas consultadas, ao mesmo tempo que 38% desaprovam o trabalho apresentado, e 7% não souberam responder.

A pesquisa ouviu mil pessoas entre os dias 27 e 28 de dezembro deste ano. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Com isso, os possíveis candidatos estão empatados tecnicamente.

(Fonte: Portal R7)

Compartilhar Notícia