Pesquisa Datafolha: aumenta reprovação do presidente Bolsonaro

2 Min. de Leitura
(Brasília - DF, 09/01/2019) Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante execução do Hino Nacional. Foto: Marcos Corrêa/PR

Pesquisa nacional feita pelo Datafolha aponta queda na popularidade do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em pouco menos de dois meses. Foram ouvidas 2.878 pessoas com mais de 16 anos em 175 municípios. A reprovação do presidente subiu de 33% para 38%.

Já a aprovação de Jair Bolsonaro caiu de 33% em julho para 29%, oscilando dentro do limite da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Em relação aqueles que consideram o governo como regular ficou estável, passando de 31% para 30%.

Analistas acreditam que os fatos políticos ocasionados nos últimos dois meses trenham levado a queda de popularidade do presidente. As declarações de Jair Bolsonaro contra o pai do presidente da OAB, sugerindo que ele tenha sido morto pelos próprios colegas na luta armada, a indicação do filho para embaixada em Washington, a fala do presidente que chama os governadores do Nordeste de “paraíbas” aliado a última crise das queimadas na Amazônia, foram fatores preponderantes na queda.

A rejeição do comportamento do presidente também subiu de 23% em Abril para 32 % em agosto. Bolsonaro segue sendo o presidente mais mal avaliado entre os governos presidenciais em primeiro mandato no mesmo período. Nos quesitos ruim e péssimo nos oito primeiros meses de governo, FHC tinha 15%, Lula 10%, Dilma 11% e Jair Bolsonaro 38%.

Compartilhar Notícia