Parambu está sob aviso de perigo potencial para chuvas intensas, aponta Inmet

2 Min. de Leitura

O município de Parambu está entre as cidades cearenses sob aviso de perigo potencial ou perigo de chuvas intensas, conforme publicação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado neste sábado (10/2). O aviso é valido até às 10h do domingo (11/2), quando precipitações de até 100 milímetros e risco de falta de energia podem afetar o estado.

A grande maioria do Ceará, em 183 dos 184 municípios cearenses, está na área com aviso de perigo potencial para chuvas intensas. Apenas Icapuí, já próximo ao Rio Grande do Norte, está de fora dessa área. 

Porém, 4 municípios cearenses estão dentro do mapa sob aviso de perigo de chuvas intensas: Além de Parambu, estão na lista os municípios de Aiuaba, Campos Sales e Salitre.

Nesses locais, as precipitações podem ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos, de velocidade entre 60 e 100 km/h. Por isso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

“As chuvas observadas neste início de Carnaval têm relação com a formação de áreas de instabilidade provenientes do oceano Atlântico, bem como efeitos de brisa e combinação de temperatura, umidade e relevo”, destaca a Funceme.

Compartilhar Notícia