Paracuru: município comemora 155 anos com Feira das Comunidades e atrações musicais

3 Min. de Leitura

Até domingo (26/11), a Praça de Eventos de Paracuru será palco de capacitação e exposição de produtos oriundos da agricultura familiar. A programação faz parte da 23ª Feira das Comunidades, evento que integra o calendário cultural do município e reúne micro e pequenos produtores rurais, população local, além de turistas e visitantes. São esperados mais de mil visitantes por dia. Shows e apresentações culturais também estão previstos em alusão ao aniversário de 155 anos do município.

As palestras de capacitação acontecem em três auditórios com capacidade para até 50 pessoas. Durante os três dias de evento, a expectativa é capacitar 250 produtores rurais. “Assim como na maioria dos municípios brasileiros, 70% da produção da agricultura familiar de Paracuru é comercializada entre os próprios munícipes. Feijão, milho e banana estão entre as principais culturas”, segundo o secretário de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos de Paracuru, Francisco Fernandes do Vale Filho.

Selma Matias, pequena produtora rural de Paracuru, sustenta cinco pessoas em casa com a produção de feijão, milho e hortaliças. “Esses eventos são importantes porque aprendemos com especialistas sobre novidades relacionadas ao processo da agricultura familiar, que é diferente da tradicional”, ressalta Selma.

Para a presidente do Instituto Educacional, Cultural de Assistência Social Fátima Freires, Karlene Freires, a Feira das Comunidades é mais do que um espaço em que se comercializa produções próprias a partir de talentos despertados. “Esse evento tem um papel para além da geração de renda. Estamos contribuindo para o fortalecimento de vínculos comunitários e familiares, além da valorização de potenciais dos micro e pequenos produtores rurais”, ressalta Karlene Freires.

Paralelo à programação técnica, os visitantes poderão conferir produtos regionais e artesanais nos 30 estandes disponíveis na Feira. A 23ª Feira das Comunidades é uma promoção do Instituto Educacional, Cultural de Assistência Social Fátima Freires, em parceria com a Prefeitura Municipal de Paracuru, e com patrocínios do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Governo do Estado do Ceará.

Serviço
23ª Feira das Comunidades
Quando: 24 a 26 de novembro de 2023
Onde: Praça Central de Paracuru
Hora: 9h

(Karol Martins)

Compartilhar Notícia