Parabéns Nova Russas: 97 anos de Emancipação Política

3 Min. de Leitura

Nova Russas sempre foi uma cidade progressista, nos primeiros anos de sua Emancipação Política, no início da década de vinte, a Imprensa cearense já demonstrava o espírito empreendedor de seu povo.

A inauguração da Estrada de Ferro em 1910, a indústria do algodão, a instalação do polo da Universidade Vale do Acaraú, a produção do crochet, a indústria dos serviços e o comercio local representam a evolução econômica do município.

Uma cidade politizada, com com um povo bom, generoso e acolhedor, Nova Russas carrega a marca de melhor carnaval do interior do Estado, tem nas tradicionais Festas de Agosto, a simbologia do reencontro de seus filhos, um misto de fé, amor e promoção da cultura local.

Muito já foi feito ao longo desses 97 anos de Emancipação Política, mas, muito ainda precisa ser feito ao longo dos próximos anos.

A cidade ainda é carente de políticas públicas que valorizem as crianças, nos primeiros anos de sua formação cidadã; mais creches, acompanhamento alimentar e mais parques infantis. A juventude ainda padece do mal da ociosidade, uma política de geração de emprego e incentivo ao empreendedorismo se faz urgente e necessário para o avanço do município. Políticas públicas voltadas para assistência à saúde, esporte, incentivo ao homem do campo, valorização do idoso também devem pautar o município para os próximos anos. E o mais importante, uma política de saneamento básico para os bairros de São Francisco, Jovinão, Alto da Boa Vista, Coração de Jesus, Viradouro, e Subestação. Um povo próspero jamais se acomoda na sua caminhada.

Nova Russas chega perto de seu centenário, instalando sua Academia de Letras, na noite deste dia 11 de novembro no Grêmio Recreativo Nova-Russense, fomento de produção a cultura do município. Os Nova-russenses também são sedentos por diversão e arte.

Assim caminha Nova Russas, nestes 97 anos de Emancipação Política, sendo tecida pelas mãos artesãs de seus filhos, em busca de um futuro cada vez mais promissor.

Parabéns Nova Russas!

(Reginaldo Silva, Ceará Notícias)

 

Compartilhar Notícia