Onda de gripe: prevenção, tratamento e como saber se é Covid ou não

2 Min. de Leitura

Antes da pandemia de Covid-19, uma onda de gripe era algo comum e não causava muita preocupação. Porém, como os sintomas das duas infecções são bem semelhantes, medos, dúvidas e incertezas costumam tomar conta do pensamento de quem começa a apresentar coriza, tosse e febre.

E com a chegada da frente fria na última semana, veio também uma onda de gripe. A alta nos casos é algo normal, já que o aumento de doenças respiratórias é comum quando a temperatura cai e o clima fica mais seco. Muito disso acontece por frequentarmos locais mais fechados, com pouca circulação de ar — um ambiente propício para a propagação de vírus.

Como saber se é gripe ou Covid-19

Mas, como a pandemia de Covid-19 não acabou, ainda é comum confundir as infecções. “Como os sintomas são muito semelhantes, ou seja, todos podem se manifestar como tosse, coriza e, às vezes, até febre, entre outras ocorrências respiratórias, clinicamente é muito difícil fazer a diferenciação entre uma simples rinossinusite alérgica exacerbada e um quadro de gripe pelo vírus influenza ou até mesmo da Covid-19”, explica o médico infectologista Ricardo Paul Kosop.

Ou seja, é difícil até mesmo para um especialista diferenciar uma infeção da outra. Para o paciente, então, é praticamente impossível. Dessa maneira, a recomendação em caso de suspeita é procurar uma avaliação clínica imediata e realizar os testes para coronavírus e influenza./ Metrópoles

Foto: reprodução

 

Compartilhar Notícia