Olimpíadas 2016

4 Min. de Leitura

Enfim, o ano mais importante da história olímpica do Brasil chegou. A exatos sete meses da Cerimônia de Abertura, os Jogos Rio-2016 estão próximos de se tornar realidade para um jovem nadador cearense de coração. Nascido em Roraima e morando atualmente na cidade-sede da Olimpíada, Luiz Altamir Melo obteve em dezembro o índice que o credencia para disputar os 400m livre.

A presença de Luiz nos Jogos só fica ameaçada caso outros dois brasileiros superem no Troféu Maria Lenk, última seletiva antes da Olimpíada, os 3min50s32 obtidos pelo cearense no Open de Palhoça-SC.
No histórico recente em provas oficiais, porém, apenas Leonardo de Deus nadou os 400m livre com tempo capaz de superar o que Luiz Altamir conquistou na seletiva olímpica. No Pan de Toronto, em 17 de julho passado, Leonardo cravou 3min50s30. Antes, no Troféu Maria Lenk de 2015, chegou a 3min49s62.
“Estou muito feliz com 3min50s. Foi uma evolução muito grande pra mim na prova de 400 (metros livre)”, disse Luiz após conseguir o índice olímpico em Palhoça.
É prematuro, porém, falar que Luiz é candidato ao pódio em 2016. Com 19 anos, ele está longe dos principais nomes da prova no mundo atualmente. O tempo obtido por Altamir ainda está três segundos acima do que foi necessário para classificar à final da prova no Mundial de Kazan do ano passado.
Antes de sonhar com medalha, Luiz pensa em se garantir nas Olimpíadas em outras três provas. Ele espera cavar espaço nos 200m livre e nos 200m borboleta. Outra boa chance para ele está no revezamento 4×200 livre, prova em que o Brasil tem boas chances de classificação e Luiz é nome praticamente certo na equipe. Nessa prova de revezamento, Luiz integrou o quarteto composto ainda por João de Lucca, Thiago Pereira e Nicolas Oliveira que faturou o ouro no Pan de Toronto no ano passado. Porém, o resultado em Kazan ficou abaixo do esperado, com o 15º lugar que deixou o time brasileiro fora da final.
“Vou treinar para nadar abaixo de 3m48s porque a gente tem que representar o Brasil da melhor maneira possível. Acredito que ainda tenho que melhorar nos 200m livre, mas com certeza vou fazer de tudo pra pegar uma vaga e também nos 200m borboleta” analisou Altamir, que nada pela equipe do Flamengo.
OUTROS NOMES

Além de Altamir, outras duas representantes do esporte cearense têm vaga na Rio-2016: Larissa, em parceria com Talita, no vôlei de praia; e Ana Cláudia Lemos, nos 100m e 200m do Atletismo.

Saiba mais

O troféu Maria Lenk, em abril, é a última seletiva brasileira da natação.
Em provas individuais, 20 atletas brasileiros (16 homens e quatro mulheres) já obtiveram índice à Rio-2016.
Poucos brasileiros terminaram 2015 nas cabeças do ranking mundial. Entre os que obtiveram índice ano passado, apenas Bruno Fratus (50m livre), Thiago Pereira e Henrique Rodrigues (200m medley) e Felipe França (100m peito) estão no Top-8 das respectivas provas.

Compartilhar Notícia