Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Destaques > O racha no PDT-CE: os domingos pós-eleição, são mais longos que os domingos de uma tarde de futebol. Por Reginaldo Silva
DestaquesPolíticaPonto Político

O racha no PDT-CE: os domingos pós-eleição, são mais longos que os domingos de uma tarde de futebol. Por Reginaldo Silva

Ultima atualização: 03/06/2023 10:54 AM
Redação
Compartilhar
4 Min. de Leitura
Compartilhar

Por Reginaldo Silva- Professor, Radialista e Jornalista

Cid e Ciro saíram sem se cumprimentar na sessão solene de posse da nova diretoria do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.

Os dois tiveram um afastamento político por ocasião do último pleito eleitoral para o Governo do Estado. Cid queria a reeleição de Izolda, Ciro queria a eleição de Roberto Cláudio. No impasse, Camilo escolheu Elmano, Cid se afastou do processo e Ciro seguiu sua sanha de fazer Roberto Cláudio governador do estado.

Quem não lembra da fala carregada de “esses” de Carlos Lupi e da musiquinha cantada na Convençao do PDT.  “O melhor prefeito vai virar governador”, cantava o desafinado Lupi naquela ocasião. Ciro também acreditava na melodia Lupiana.

Pois bem. Costumo dizer que a política é cega. Ela venda os olhos de quem está envolvido emocionalmente de tal forma que não se consegue enxergar o óbvio, talvez por essa razão, ela seja tão fascinante.

Na política, fracasso e sucesso andam de mãos dadas. Com a mesma rapidez com que subimos, também podemos cair, por um motivo simples, ela não é individual, é coletiva! As maiores inteligências costumam subestimar esse fato, fatores alheios interferem nos resultados.

Partidos políticos são diferentes de torcidas de futebol. Uma torcida apaixonada em um domingo sai do estádio vaiando o clube, no outro, aplaude o time em estado de êxtase, esquecendo os ressentimentos da derrota passada.

A diferença entre uma torcida apaixonada e um grupo político emocionalmente envolvidos, está no tempo. A primeira se recupera no primeiro domingo após a derrota, o segundo, precisa de dois a quatro anos para se recuperar e, às vezes, essas feridas duram uma vida inteira. São obras da alma humana.

O racha no PDT do Ceará e o afastamento dos irmãos Ferreira Gomes ficaram mais evidenciados na sessão solene do TRE-CE desta sexta. Toda a cúpula política ali presente, de situação e oposição, buscavam o bom relacionamento com a Corte eleitoral, que irá comandar as eleições municipais do ano que vem. A cordialidade republicana entre o tribunal e a classe política é salutar para o fortalecimento da democracia no país e no estado.

Para se ter uma ideia da importância da Corte eleitoral cearense para a classe política, dos 309 processos de Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) e Ação de Investigação Judicial Eleitoral no estado foram 309 processos e 308 já foram julgados, ou seja, as divergência no campo de batalha eleitoral caminham para aquela Corte.

Já a batalha travada internamente pelo PDT no Ceará, segue viva. Pelo menos foi o que demonstrou o comportamento das principais autoridades da legenda presentes no evento desta sexta.

A sessão concorrida do TRE-CE, deixou evidente que as feridas no PDT ainda não foram curadas, que os atores principais continuam em guerra para conquistar ou recuperar o território perdido. Definitivamente, os domingos pós-eleição, são mais longos que os domingos de uma tarde de futebol.

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

CearáDestaques

Alece divulga banca organizadora de novo concurso do Poder Legislativo

30 de abril de 2026
CearáDestaques

Governo do Ceará inicia formação de mais 1.477 novos policiais para reforçar a PMCE

30 de abril de 2026
CearáDestaques

Pesquisa Genial/Quaest para o Senado no Ceará: Cid e Capitão Wagner lideram, veja os números

30 de abril de 2026
CearáDestaques

Pesquisa Genial/Quaest: Ciro lidera contra Elmano e perde para Camilo, veja os números

30 de abril de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?