/O que vi do carnaval de Nova Russas. Por Reginaldo Silva

O que vi do carnaval de Nova Russas. Por Reginaldo Silva

O carnaval de Nova Russas é um dos melhores do interior do Estado, disso ninguém tem dúvidas. A edição de 2019 também comprovou seu crescimento, principalmente, pela ausência da realização de carnaval nas cidades vizinhas e, este ano, com um fator inesperado, o cancelamento do Carnaval de São Benedito.

Nova Russas e São Benedito tem a tradição de realizar grandes carnavais. Com a suspensão do carnaval de São Benedito, Nova Russas reinou da Serra da Ibiapaba aos sertões dos Inhamuns.

O carnaval transcorreu num clima de muita paz. O que torna a festa ainda mais atrativa para os visitantes de todas as regiões do Estado, que resolvem brincar o Carnaval em Nova Russas.

Mesmo com uma festa crescente a cada ano, é preciso mais profissionalismo na organização do evento para atrair um número ainda maior de visitantes.

Não se concebe que uma festa tradicional e grandiosa como o carnaval de Nova Russas, tenha a divulgação de suas atrações no dia evento. Atrair turistas para gerar emprego e renda requer organização. Divulgação antecipada da programação, horários de saída e chegada do Trio, com mapa de percurso. Uma cidade bem decorada, iluminada, ruas limpas e preparadas para receber bem os visitantes.

A troca de bandas tem irritado e deixado desanimado os foliões. Após uma longa espera, muitos voltam mais cedo para casa. Já está na hora de contratar dois Trios. Um desce, intercalado com paredões, enquanto o outro aguardaria em ponto estratégico, com a banda em cima, som passado e pronto para concluir o percurso. Assim, evita-se que uma multidão fique no vácuo, caminhando sem som atrás do Trio. É preciso sair do isolamento das cordas para perceber as necessidades do povo.

Outra alternativa poderia ser uma mudança de percurso. Fazer uma consulta popular para saber se a população concorda com essa alteração. Essa mudança permitiria a realização do trajeto sem a troca de bandas e ainda evitaria que o Trio faça a rota sem correria.

Se a demora na troca de bandas incomoda, um Trio descendo às pressas causa o mesmo incômodo. Os organizadores também precisam entender que o som é mais importante que o tamanho do Trio.

Também se faz necessário sinalizar todo percurso do corredor da folia, para orientar os visitantes que chegam de outras cidades, muitos chegam a estacionar na via de acesso do Trio por desconhecerem seu itinerário.

Banheiros químicos espalhados pelas vias de acesso também fariam bem para limpeza da cidade.

Nova Russas tem o mais importante, um povo bom, alegre e hospitaleiro, faltam os ajustes do poder público.

O carnaval é um processo de construção contínuo. Muitas outras alterações podem ser feitas para melhorar o carnaval de rua de Nova Russas, todos devem contribuir, as administrações passam, o carnaval fica!

(Foto: Divulgação/Facebook)

 

 

Comente com Facebook