O futebol amanhece mais pobre, morre Roberto Dinamite, o maior ídolo do Vasco

4 Min. de Leitura

O futebol vive mais uma página triste da sua história. O ex-jogador Roberto Dinamite, maior artilheiro e ídolo do Vasco da Gama, morreu neste domingo (8/1). O carioca, que lutava contra um tumor no intestino desde 2021, veio a óbito, às 10h50 desta manhã.

Roberto Dinamite estava internado desde esse sábado (8/1) em um hospital privado do Rio de Janeiro. O Vasco publicou nota de pesar nas redes sociais após a morte. O perfil oficial do clube mudou sua foto em homenagem ao atleta.

“Carlos Roberto de Oliveira, o Dinamite, dedicou 29 dos seus 68 anos ao Clube, como atleta e Presidente. Te amaremos para sempre, Calu. Descanse em paz”, diz publicação do time.

Outro ídolo do clube, Juninho Pernambucano também lamentou a morte do ícone vascaíno. “Descanse em paz eterno gigante Roberto Dinamite. O futebol e todos nós te agradecemos por tudo. Você foi o maior de todos com a Cruz de Malta no peito. Muita a força a toda família”. 

O treinador Vanderlei Luxemburgo também se manifestou. “Lamentamos profundamente o falecimento de Roberto Dinamite, o maior jogador da história do Vasco da Gama. Sua habilidade, determinação e paixão pelo futebol deixaram uma marca indelével na história do clube e no coração de todos os seus fãs,” escreveu Vanderlei Luxemburgo.

Torcedores do clube relembram nas redes sociais, jogadas e gols inesquecíveis do craque como este gol contra o Botafogo.

O Clube de Regatas Flamengo, também prestou homenagem ao rival, que apesar da rivalidade dentro de campo, sempre existia um respeito mútuo entre os clubes e seus maiores ídolos, Dinamite e Zico.

Imagem

“O respeito que o Zico e o Júnior tinham pelo Roberto Dinamite era tão grande, que na despedida dele do Vasco. Eles vestiram a mesma camisa naquela noite. Roberto era uma daquelas pessoas que ultrapassava o campo da rivalidade. O futebol ficou mais pobre hoje”, escreveu a  Central da Nação rubro-negra.

Imagem

O presidente Lula também usou as redes sociais para lamentar a morte do maior ídolo da história do Vasco da Gama. “Roberto Dinamite foi um gigante na história do Vasco da Gama e do futebol brasileiro. Como torcedor do Vasco no Rio, admirei muito seu futebol bonito, ofensivo, de um chute tão potente de perna direita que virou apelido. E de apelido, sobrenome.

Lula observa Dinamite dominar a bola no peito no gramado do Maracanã. Ambos usam terno

CARREIRA 

Carlos Roberto Gama de Oliveira, o Roberto Dinamite, estreou no futebol brasileiro em 25 de novembro de 1971 no Maracanã, como atacante do Vasco, aos 17 anos. Ele marcou seu primeiro gol ainda na estreia.

No total, foram 708 gols em 1.110 jogos com a camisa vascaína. Além de artilheiro do Vasco e do Campeonato Carioca, Dinamite também é o maior marcador de gols (190) da história do Brasileirão.

Roberto também foi jogador da seleção brasileira, marcando 26 gols. Ele participou de duas copas do mundo e foi até o artilheiro do Brasil no mundial da Argentina em 1978, com três gols.

O carioca ainda passou brevemente pelo Barcelona em 1980. Em 1989 jogou pela Portuguesa e em 1991, pelo Campo Grande. O retorno ao Vasco foi em 1993, ano em que encerrou a carreira.

Fora do campo, foi presidente do Vasco e depois entro na política. Dinamite foi eleito deputado estadual cinco vezes e tem 62 leis aprovadas.

 

 

Compartilhar Notícia