O Campeonato Carioca de 2023 começa nesta quinta-feira, com duelo antecipado da quinta rodada entre Flamengo e Audax Rio, no Maracanã

4 Min. de Leitura

O Campeonato Carioca de 2023 começa nesta quinta-feira, com duelo antecipado da quinta rodada entre Flamengo e Audax Rio, no Maracanã, às 21h30 (de Brasília). A edição deste ano terá, pela terceira vez consecutiva, o mesmo regulamento. Os times se enfrentam em turno único, com todas as equipes jogando 11 partidas – passam quatro para as semifinais e finais da competição.

Com os quatro grandes novamente na primeira divisão do Brasileiro – o que não acontecia desde 2020 do Carioca -, a expectativa é por uma disputa mais equilibrada em relação a 2022, quando o campeão Fluminense e o vice Flamengo levaram vantagem sobre a então recém-iniciada SAF do Botafogo e um Vasco pré-SAF.

De volta à Série A do Brasileiro, o Vasco anunciou seis nomes para o novo time. O destaque é Pedro Raul, que chega depois de ano de destaque no Goiás. Ele foi vice-artilheiro do Brasileirão. O Fluminense manteve Fernando Diniz e contratou sete jogadores.

Luís Castro é outro treinador que permanece no comando de um dos grandes do Rio de Janeiro, ficando no Botafogo por mais uma temporada. O Vasco apostou em Maurício Barbieri e Abel Braga, técnico campeão no ano passado pelo Tricolor, para ser coordenador.

O Flamengo contratou o português Vitor Pereira, ex-técnico do Corinthians, e repatriou o volante Gerson. Vice carioca, campeão da Libertadores e da Copa do Brasil no ano passado, o Rubro-Negro se prepara para o Mundial de Clubes que começa no início de fevereiro.

Os times participantes

Audax Rio, Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Resende, Vasco e Volta Redonda

Os primeiros jogos do Carioca 2023

5ª rodada

Qui (12/1) – 21:30 – Flamengo x Audax Rio – Maracanã (partida antecipada)

1ª rodada

Sáb (14/1) – 18:00 – Vasco x Madureira – São Januári

Sáb (14/1) – 15:30 – Nova Iguaçu x Volta Redonda – Janio Morae

Sáb (14/1) – 16:00 – Resende x Fluminense – Raulino de Oliveir

Dom (15/1) – 18:00 – Flamengo x Portuguesa – Maracan

Dom (15/1) – 16:00 – Botafogo x Audax Rio – Raulino de Oliveir

Dom (15/1) – 15:30 – Boavista x Bangu – Elcyr Resende

Regulamento

O Campeonato Carioca será disputado entre janeiro e abril, com formato dividido em primeiro turno (Taça Guanabara), semifinal e final. Os 12 clubes jogam entre si, e os quatro melhores vão para as semifinais da competição.

A semifinal será disputada em jogo único, nos confrontos entre o 1º e o 4º colocados, o 2º e o 3º colocados – com vantagem do empate do time de melhor campanha. A final será em duas partidas, sem vantagem para nenhuma das equipes. O campeão sai nas finais de 2 e 9 de abril.

Os quatro clubes classificados entre o 5º e o 8º lugares ao fim das 11 rodadas da Taça Guanabara jogarão as semifinais da Taça Rio, que não têm qualquer ligação com as finais do Campeonato Carioca./ge

Foto: reprodução

Compartilhar Notícia