Novo Oriente e Tamboril lideram o ranking dos municípios dos Sertões de Crateús que mais receberam emendas parlamentares em 2023

3 Min. de Leitura

O resultado de um cruzamento de informações disponíveis na Câmara dos Deputados e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), sobre o envio de emendas individuais impositivas dos deputados federais cearenses indicadas no ano passado e com valores pagos ao longo deste ano, mostra o volume de recursos enviados aos municípios do Ceará até o último dia 30 de novembro de 2023.

Com base nas informações publicadas no Diário do Nordeste, na reportagem na “Rota das Emendas”, que segue os caminhos dos recursos enviados por parlamentares cearenses aos municípios do estado, o Ceará Notícias fez um levantamento das emendas destinadas aos municípios dos Sertões de Crateús: Ararendá; Catunda; Crateús; Hidrolândia; Independência; Ipaporanga; Ipueiras; Monsenhor Tabosa; Nova Russas; Novo Oriente; Poranga; Santa Quitéria; Tamboril.

O levantamento aponta que apenas dois municípios da região quebraram a barreira de dois dígitos no volume de recursos de emendas parlamentares enviadas aos municípios, superando inclusive Crateús o município sede da regional.

O município de Novo Oriente, comandado pelo prefeito Nenem Coelho (SD) e Tamboril, comandado pelo prefeito Marcelo Mota (PDT), dois municípios que tem como deputado estadual Jeová Mota do (PDT) e como deputados federais Matheus Noronha (PL) e Leônidas Cristino (PDT), respectivamente votados na última eleição nos dois municípios.

Tamboril tem o dobro de emendas parlamentar do município que vem em terceiro lugar, Nova Russas. Em seguida vem Ipueiras e Crateús, o município sede da região, que acaba ficando com a quinta colocação em volumes de recursos empenhados e pagos no ano de 2023 por meio de emendas parlamentares.

Confira a colocação dos municípios dos Sertões de Crateús, em termos de emendas parlamentares empenhadas e pagas até 30 de novembro de 2023.

Novo Oriente- 17,4 milhões empenhados- valor pago 14,4 milhões

Tamboril- 12, 1 milhões empenhados- valor pago 9,3 milhões

Nova Russas- 6,3 milhões empenhados- valor pago 6,3 milhões

Ipueiras- 5,6 milhões empenhados- valor pago 5,6 milhões

Crateús- 2,9 milhões empenhados- valor pago 2,1 milhões

Hidrolândia- 2,4 empenhados- valor pago 1,4 milhões

Monsenhor Tabosa- 2,1 milhões empenhados- valor pago 2,1 milhões

Santa Quitéria- 1,6 milhões empenhados- valor pago 1,6 milhões

Ipaporanga- 1,2 milhões empenhados- valor pago 1,2 milhões

Ararendá- 900 mil empenhados- valor pago 900 mil

Catunda- 600 mil empenhados- valor pago 500 mil

Poranga- 600 mil empenhados- valor pago 600 mil

Independência- 500 mil empenhados- valor pago 500 mil

EM TEMPO

Outros municípios de outras regiões do estado que tem relação com a região dos Sertões de Crateús, também aparecem com altos volumes de recursos recebidos em 2023 de emendas parlamentares, são eles:

Tauá- 20,7 milhões empenhados- valor pago 20,7 milhões

Ipu- 19,2 milhões empenhados- valor pago 17,2 milhões

Parambu- 17,7 empenhados- valor pago 17,2 milhões

Quiterianópolis- 9,2 milhões empenhados- valor pago 7,1 milhões

Compartilhar Notícia