Nova Russas: por que a água ainda não chegou na sua casa

4 Min. de Leitura

Primeiro é preciso entender que essa obra da adutora é emergencial. Numa emergência é dificil você fazer algo planejado. A ação vem primeiro que o plenejamento. Imagine um acidente onde algumas pessoas estão precisando de socorro, não dá tempo para escolher qual tipo veículo deve levá-los ao hospital.

O que interessa é salvar o maior número de vidas possíveis.

Assim foi a construção da obra da adutora. Foi emergencial. O importante era fazer a água chegar ao maior número de pessoas possíveis. No nosso caso. A população dos municípios de Nova Russas e Crateús. Mesmo os grandes estudiosos sobre o fenômeno da Seca, não conseguiram prever a gravidade da estiagem de 2014.

Foi dentro desse contexto que a adutora de engate rápido foi idealizada.

A água chegou em Nova Russas é um fato. Muitos não acreditavam que a água chegaria, mas chegou.

E agora, porque ela ainda não chegou na sua casa. Alguns entendidos no assunto adoram encontrar culpados. Mas tudo que precisa ser feito num caso de emergência, está sendo feito. O importante é fazer com que todos os novarrussenses recebam o precioso líquido.

Ninguém queria que o açude Farias de Sousa tivesse secado. Mas secou.

Niguém queria estar  precisando de uma adutora com mais de 6 mil canos engatados um num outro para receber água. Mas estamos.

Ninguém queria passar por essa situação, mas é a nossa realidade.

Nova Russas é o meio da passagem da água de Varjota para Crateús. Esse sistema foi programado para funcionar por completo. Como a adutora ainda não foi concluída, os ajustes estão sendo feitos, até seu pleno funcionamento.

Mas, isso também não vem ao caso.

O que me interessa numa emergência é ser salvo. E porque á agua ainda não chegou na minha casa?

Por um motivo óbvio. Por questão de tempo. A água chega no reservatório da adutora, depois é levada para os filtros de tratamento. Em seguida é jogada num reservatório do SAAE e depois jogada na rede de abastecimento. Como todos os canos estavam vazios. Como todas as caixas estão vazias. Toda água jogada é pouca para atender todo mundo ao mesmo tempo.

Portanto, para a água chegar na sua casa é uma questão de tempo.

Disseram que os filtros ainda não estavam lavados. Estão.

Disseram que é falta de bombas e motores. As bombas e motores estão funcionando.

Disseram que a água que está chegando em sua casa são dos poços, porque a água está limpa. A água da adutora chega em Nova Russas barrenta, porém, logo após o tratamento, ela fica limpa, como se observa na foto que ilustra a matéria.

Á água da adutora está sendo bombeada e é uma questão de tempo para que ela chegue em sua casa.

Sei que essa adutora não resolve o problema de abastecimento de água em definitivo. Mas, alivia o sofrimento.

Como o nome já diz, é uma obra emergencial. Em toda emergência, existe os contratempos e suas prioridades.

Mas,  o mais importante é que todos sejam atendidos.

Compartilhar Notícia