Na sessão plenária da Câmara Municipal de Nova Russas, desta quarta-feira (04/07), nove vereadores votaram um Projeto de Lei enviado ao Poder Legislativo pelo prefeito Rafael Pedrosa, que concede mais um aumento na conta de água. O projeto autoriza o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) a aumentar a tarifa inicial em mais 15%. No ano passado, o prefeito já havia aumentado a tarifa de água em 89,26%. Somando-se os dois aumentos, em apenas um ano e meio de administração, a conta de água do cidadão novarrussense já dobrou e o aumento atinge 104,26%.
Nove vereadores votaram contra a população e a favor do prefeito, foram eles: Adalberto Filho, Rejane Tavares, Chiquinho Diogo, Teixeira, Paulinho Ta Legal, Marcelo Evangelista, Izabel Moura, Socorrinha Holanda e Vanda Calaça. Depois da aprovação da matéria, um quadro com a foto dos vereadores viralizou na internet.
O aumento da água também atinge em cheio a classe dos pequenos comerciantes, que já começam a pagar a tarifa inicial a partir de R$ 41,76.
Aqui, cabe o elogio às boas práticas políticas, sobretudo, aqueles que ainda respiram o cheiro de povo e tem a sensibilidade de perceber que o momento não é propício para sacrificar a quem sempre foi sacrificado, por conta das más condutas de pessoas que sobrevivem na política, às custas da miséria alheia. Os vereadores Pedro Lira, Hudson Guilherme, Antonio Carlos e Toinha do Capitão ficaram do lado da população e não se deixaram cooptar pela força do poder público.
Aqui também cabe uma cobrança ao Ministério Público, que investigue se a referida lei não fere o Código do Consumidor, que proíbe aos fornecedores e produtores de serviços o uso de práticas abusivas. Portanto, elevar sem justa causa o preço de produtos e serviços, usando da falta de conhecimento do consumidor e da condição social para impingir-lhes produtos e serviços que gerem abuso, devem ser contestados legalmente.
Para finalizar, também cabe aqui os ensinamentos do pensador político Nicolau Maquiável: ” Não se pode chamar de “valor” assassinar seus cidadãos, trair seus amigos, faltar a palavra dada, ser desapiedado, não ter religião. Essas atitudes podem levar à conquista de um império, mas, não à glória.”
Confira o projeto que foi aprovado pelos nove vereadores de Nova Russas:
(Imagens: Google, Facebook)
(Reginaldo Silva, Ceará Notícias)