Nova Russas: morre o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, José Maria de Sousa

3 Min. de Leitura

A cidade de Nova Russas está de luto pela partida do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Nova Russas, José Maria de Sousa. Ele faleceu na madrugada desta quarta-feira (17/1), em Fortaleza. Irmão do ex-prefeito Acácio, com quem ajudou a governar o município nos três mandatos do Poder Executivo, desempenhando um papel crucial na gestão municipal, como uma espécie de “primeiro ministro” na resolução de problemas administrativos e políticos da cidade. José Maria deixa uma lacuna significativa no modelo de fazer política e na comunidade nova-russense.

José Maria, conhecido carinhosamente pelos munícipes como Zé Maria, teve uma carreira política marcada por sua dedicação ao serviço público. Agregador, paciente, leal e conciliador, atuou como braço direito na gestão do irmão, sempre levava a paz e a tranquilidade ao Poder Legislativo, contribuindo substancialmente com a prerrogativa constitucional de manter a harmonia entre os poderes.

Zé Maria foi um dos pilares da implantação de um novo modelo político que comandou a cidade por 20 anos. A nova maneira de fazer política trazida no fim dos anos 80 para Nova Russas, era visionária, participativa, voltada para o social e os menos favorecidos, se contrapondo a um modelo anterior, centralizador e autoritário. Zé Maria era um conselheiro desse grupo, inteligente, estudioso e agregador. Nova Russas testemunhou um período de desenvolvimento significativo, com ações que impactaram diretamente em melhorias na infraestrutura, na saúde, na educação e em diversos outros setores, contribuindo para o progresso da cidade, sempre com a participação do parlamentar.

Zé Maria deixa a esposa, a ex-vereadora e atual Secretária de Saúde do município, Rejane Tavares e duas filhas, Luma e Lara Tavares. Como marido, pai, filho e amigo leal, Zé construiu uma história na cidade e deixa um grande legado na vida pública de lealdade aos aliados e respeito aos adversários.

A nossa homenagem ao ex-vereador de Nova Russas José Maria de Sousa. Seu espírito de solidariedade e seu comprometimento com o desenvolvimento local serão recordados e celebrados por todos aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo.

O corpo do parlamentar está sendo velado na Anjo da Guarda, em Fortaleza, na Avenida Jovita Feitosa, 125, até às 11h da manhã desta quarta-feira (17) e logo em seguida seguirá para Nova Russas, onde será velado em sua residência, no Parque da Cidade. O sepultamento será às 8h da manhã do dia 18 de janeiro.

.

Compartilhar Notícia