O Ministério Público de Nova Russas, pediu a extinção do feito da Ação Pupular de nº 17659-42.2018.8.06.0133/0, movida pelos vereadores Marcelo Evangelista, Pedro Lira, Toinha do Capitão, Antônio Carlos e Hudson Guilherme, contra o prefeito Rafael Holanda Pedrosa e o vereador e Chefe de Gabinete, Luis Denilse Peres Martins (Denilson), no caso da utilização de bens públicos para fins particulares. Mas, decidiu dar prosseguimento a investigação através de Inquérito Civil Público nº 01/2018.
De acordo com os autores da denuncia, o vereador Luis Denilse teria utilizado veículo à disposição da Secretaria de Saúde do Município para ir a praia de Jericoacoara, ponto turístico do Estado do Ceará. O carro estava sendo pilotado pelo motorista da prefeitura Clenival Costa Mota.
O vereador Denilson se defendeu na Ação Pupular, alegando que as acusações são infundadas e que teria sido ingressada em virtude de rixa política.
Na mesma Ação Popular, os vereadores também acusam o prefeito Rafael Pedrosa por conivência do ato. O prefeito se defende na Ação, alegando que a responsabilidade de possível conduta indevida, se deve a Secretaria de Saúde e não ao gestor municipal e pede sua exclusão do processo dada a ilegitimidade. Informa ainda, que mandou abrir Processo Administrativo Disciplinar para apurar condutas indevidas por parte de servidores públicos envolvidos.
O Ministério Público, no ato representado pela promotora justiça, Lívia Cristina, pede a extinção do feito, uma vez que o próprio Ministério Público vai apurar condutas improbas relatadas no processo, a mesma relata ainda em seu parecer que já foi instaurado Inquérito Civil Público para apurar os fatos e, posterior ação judicial, em caso de comprovação das denuncias apresentadas.