Nesta quarta-feira (10/06) o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado divulgado, às 17h 47min, no portal IntegraSUS, apontava o município com uma das taxas de letalidade mais alta do Estado 13,6 com números superiores a taxa do próprio Estado. No mesmo boletim, o município registrava 66 casos confirmados, poucas horas depois, esse número já subia para 81, com os maiores registros nos bairros da sede, bem como em distritos e localidades.
Diante do avanço da pandemia em Nova Russas, é imperioso a participação do Ministério Público na fiscalização das ações e principalmente na elaboração de recomendações que possam contribuir para conter a disseminação do vírus no município, sobretudo, recomendando a ampliação de testagens e acatamento de medidas mais rígidas para conter possíveis aglomerações, além de outras medidas técnicas determinadas pelas autoridades sanitárias.
A formação de um comitê no pico da pandemia no município com participação mais efetiva do Ministério Público ganha mais legitimidade e fortalece o trabalho de fiscalização e controle que evitem aglomerações e a rápida proliferação do vírus no município. Agora, o momento é outro e exige novas estratégias.
Nova Russas tem hoje 81 casos confirmados e 10 óbitos, além de outros ainda em investigação. Os números falam por si e, as ações carecem de urgência para que todos possam trabalhar unidos e salvar o maior número de vidas possíveis.