Na semana do Meio Ambiente, Janaína Farias defende incentivo a economia verde e recuperação da vegetação da caatinga

2 Min. de Leitura

A senadora Janaína Farias (PT-CE) em pronunciamento na última quarta-feira (5/6), por ocasião da passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, chamou a atenção para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais em nosso país.

A senadora destacou a importância do debate sobre os problemas ambientais, sobretudo, depois da tragédia no Rio Grande do Sul, onde há uma necessidade urgente de se discutir a ação humana sobre a natureza.

Janaina Farias também falou sobre o PL 1.990/2024, que institui a Política Nacional para a Recuperação da Vegetação da Caatinga. A proposta tem o objetivo de recuperar áreas desmatadas, aumentar a produção de alimentos de maneira sustentável e promover a bioeconomia na região.

Em relação ao tema que ganhou as redes sociais nos últimos dias, a chamada PEC das Praias- 3/2022, Janaina Farias ressaltou que a votação desse projeto não é o caminho mais adequado para ajudar a solucionar os graves problemas ambientais que existem no país. Para ela, a COP30 em Belém, em 2025, será uma ótima oportunidade para o Brasil reafirmar a sua liderança na transição climática, no desenvolvimento de uma economia verde e na preservação do meio ambiente.

“No Congresso Nacional, precisamos avançar nessa direção. Não creio que o caminho seja votando proposta como a PEC (número) 3, de 2022, que já ficou conhecida como PEC das Praias por favorecer a ocupação desordenada, ameaçando ecossistemas e tornando esses terrenos mais vulneráveis a eventos climáticos extremos, mas avançando nos projetos de preservação que favoreçam políticas de incentivo à economia verde”, pontua Janaína.

(Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Compartilhar Notícia