Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Destaques > Museu Nacional é liberado para ações de prevenção e estabilização
Destaques

Museu Nacional é liberado para ações de prevenção e estabilização

Ultima atualização: 15/09/2018 11:59 AM
Redação
Compartilhar
2 Min. de Leitura
O gestor de projetos de conservação José Luiz Perdessoli Junior (direita), integrante da missão da Unesco, chega para avaliar o resgate nos escombros e reconstrução do patrimônio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, após o incêndio.
Compartilhar

O prédio do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que pegou fogo há 12 dias, será desinterditado apenas para serviços de prevenção e estabilização do edifício. A decisão foi divulgada hoje (14) pela Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil do Rio (Subpdec), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública. O local foi atingido pelo incêndio no último dia 2, que destruiu 90% do acervo que reunia 20 milhões de peças.

A Subpdec informa em nota que a Universidade Federal do Rio de Janeiro assumirá responsabilidade técnica. “Uma equipe de engenheiros da Universidade Federal do Rio de Janeiro assumiu a responsabilidade técnica – condição determinante para a desinterdição – e, a partir de agora, fica encarregada de serviços emergenciais, de prevenção e estabilização da edificação”

O edifício estava interditado desde o incêndio, por causa do risco de desabamento da estrutura interna. A equipe de engenheiros da UFRJ vai fazer obras de contenção dos escombros. Nesta etapa serão iniciadas as buscas a restos do acervo que tenham escapado do incêndio.

POLÍCIA FEDERAL

Porém, de acordo com assessoria de imprensa da UFRJ, o prédio do Museu Nacional permanece interditado pela Polícia Federal até que seja concluído o processo para aquisição de lona de cobertura que vai proteger o acervo que estiver sob os escombros. A UFRJ planeja a compra de uma estrutura maior, que vai cobrir todo o prédio de 5 mil metros quadrados.

Os trabalhos no local são conduzidos pela reitoria da UFRJ, direção do Museu Nacional, pelo escritório técnico da universidade e por uma comissão independente com profissionais do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) que vai atuar na perícia./ AB

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

CearáDestaques

Primeiro turno das eleições: veja o que abre e o que fecha em Fortaleza neste domingo (4)

2 de outubro de 2026
CearáDestaques

Artefato explode e danifica fachada de restaurante japonês na área nobre de Fortaleza

2 de outubro de 2026
CearáDestaques

Mãe de Isabelle Caracristi lamenta soltura do namorado da jovem: ‘Tristeza e decepção’

2 de outubro de 2026
DestaquesOutros

Morre o piloto e youtuber Lito Sousa, aos 59 anos

2 de outubro de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?