Municípios cearenses recebem brinquedos para atender crianças contempladas pelo Cartão Ceará Sem Fome

4 Min. de Leitura

A primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, e a secretária da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, participaram da entrega dos brinquedos arrecadados na campanha de Natal do programa aos municípios cearenses. O objetivo é fazer a alegria de crianças que são atendidas pelo Cartão Ceará Sem Fome nos 184 municípios do estado.

O momento ocorreu no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A campanha de arrecadação iniciou no dia 1º de dezembro, quando 85 mil brinquedos foram arrecadados. Um total de 30 mil foi destinado às crianças atendidas pelas 1.080 cozinhas Ceará Sem Fome. Em razão da meta ter sido superada, o excedente foi enviado para os pequenos atendidos pelo cartão. Pelo menos 80 representantes municipais, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários estiveram presentes.

Em sua fala, Lia de Freitas aproveitou para anunciar que o cartão Ceará Sem Fome permanecerá contemplando famílias em 2024. “Muito importante essa ação do Programa Ceará Sem Fome, junto às famílias que mais precisam e que possuem renda per capita de R$ 168. Uma notícia boa é que o nosso Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, o Ipece, fez uma avaliação, e já em seis meses, muitas pessoas saíram da linha de extrema pobreza. Então, a gente fica muito feliz de poder contribuir com essas famílias e, além disso, com as cozinhas atendendo aquelas pessoas que não estavam contempladas com cartão para poder receber sua refeição completa e com qualidade, com nutrição garantida. Nesse momento, pelo menos 300 mil pessoas estão sendo atendidas pelo programa”, ressaltou.

Onélia Santana destacou a junção de esforços para que esse balanço positivo fosse alcançado. “Esse momento é uma junção de esforços de todas as secretarias do Estado do Ceará. Eu sou mãe de três filhos, de três crianças, e eu sei o quanto é importante chegar no Natal e poder dar, para os nossos filhos, um presentinho. E o que a gente queria, eu junto com a Lia, era justamente isso, para que todas as crianças cearenses pudessem ter esse seu presentinho, principalmente aquelas que estão em situação de maior vulnerabilidade”, disse.

Uma das representantes que foi ao Centro de Eventos receber os brinquedos foi a primeira-dama de Itapipoca, Liziany Medeiros, que falou da emoção de poder proporcionar mais alegria para 1.337 crianças atendidas pelo cartão Ceará Sem Fome no município. “Eu gostaria de agradecer ao nosso governador Elmano de Freitas e à nossa primeira-dama por trazer essa felicidade para as nossas crianças. A gente está muito feliz e, assim, com o coração cheio de alegria por esse momento. Essa parceria é muito importante e a gente está sempre de braços abertos para receber essas bem-feitorias para o nosso município e para o nosso Ceará”, finalizou.

Compartilhar Notícia