Município cearense registra maior chuva do ano 200 mm

2 Min. de Leitura

Várzea Alegre registrou, entre as 7h deste sábado (16) e as 7h deste domingo (17/04), a maior chuva do ano. De acordo com os dados divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o acumulado foi de 200 milímetros.

O município, que está localizado na macrorregião do Cariri, área que apresentava condições favoráveis, segundo previsão indicada anteriormente, teve a precipitação mais concentrada pela madrugada de hoje. Ainda na mesma área, a Funceme registrou outros acumulados expressivos como em Granjeiro (86 mm) e Cariús (61 mm).

Até este domingo, a maior chuva de 2022 havia sido registrada entre os dias 9 e 10 de abril, em São Gonçalo do Amarante, com 179 mm. Logo atrás vem os 140 mm e, Maranguape, ocorrido do dia 2 para 3 de março.

No levantamento preliminar, o Ceará teve, no intervalo de 24 horas, chuvas em 58 municípios provocadas por áreas de instabilidades oriundas do Oceano Atlântico e do leste do Nordeste do Brasil, assim como efeitos locais (temperatura, relevo e umidade) e sistema de brisa.

Um internauta registrou a enchente no quintal de sua residência por ocasião da chuva de 200 mm em Várzea Alegre. A chuva também provocou alagamentos e casas foram invadidas pela força das águas. De acordo com o internauta essa foi a maior chuva registrada no município desde de 2004.

https://www.youtube.com/watch?v=vDrI4MeVB4Y

PREVISÃO

O Ceará deverá apresentar condições para chuva em todas as macrorregiões até, pelo menos, a próxima segunda-feira (18/04), porém, os principais acumulados são esperados para a faixa litorânea, Ibiapaba, Cariri e centro-sul do Sertão Central e Inhamuns.

 

Compartilhar Notícia