Médico do Hospital Otacílio Mota de Ipueiras recomenda uso de “matabicheiras” para paciente e é demitido

4 Min. de Leitura

Um médico do Hospital e Maternidade Otacílio Mota em Ipueiras-CE recomendou verbalmente o uso de um “matabicheiras” para um paciente que estava internado na unidade hospitalar nesta quarta-feira (23/06). Um acompanhante do paciente que estava internado filmou o produto recomendado pelo médico, soltou nas redes sociais e viralizou na internet. A repercussão foi tão negativa que obrigou o gestor municipal, Júnior do Titico (MDB) a se manifestar anunciando a demissão do médico.

A situação da Saúde no município de de Ipueiras vem sofrendo alguns reveses nestes primeiros seis meses da gestão. A primeira secretária de Saúde do município nomeada por Júnior do Titico, Flávia Braga deixou o cargo pouco tempo depois de assumir a pasta, denuncias de fura fira na vacina contra Covid-19 foram levadas ao Ministério Público e agora um médico contratado pela gestão no início do ano de 2021 recomenda matabicheiras como medicamento dentro do Hospital Municipal Otacílio Mota.

O Ceará Notícias conversou com a diretora do hospital, Rosane Martins, que confirmou as informações sobre o procedimento médico. Rosane diz que o paciente deu entrada no hospital na segunda-feira (21/06), com diagnóstico de miíases, após a realização de alguns exames, posteriormente, o médico teria sugerido verbalmente ao paciente e familiares que comprasse um produto de uso veterinário conhecido como matabicheiras. De acordo com a diretora do hospital Otacílio Mota, após tomar conhecimento da conduta médica, proibiu o uso do produto e no dia seguinte, a gestão resolveu demitir o médico. O paciente continua internado tomando outra medicação.

O produto recomendado pelo médico é um  larvicida bernicida repelente cicatrizante formulado a base de Vapona e Supona usado em animais,  indicado para prevenir e curar infecções e bicheiras (miíases) nos umbigos dos animais recém-nascidos e nas feridas causadas por castração, descorna, amputação de cauda, marcação, tosquia, pisaduras, escoriações diversas e na sutura de cirurgias.

Especialistas alertam que o uso de medicamentos veterinários em humanos pode trazer riscos à vida, pois trata-se de um composto feito para um outro tipo de organismo.

Confira o vídeo publicado nas redes sociais do acompanhante do paciente:

 

https://www.youtube.com/watch?v=9RC7lMJ_ciI

O prefeito de Ipueiras, Júnior do Titico, gravou um vídeo em suas redes sociais classificando o fato com um episódio gravíssimo e lamentável e informou que após tomar conhecimento da conduta irresponsável do médico demitiu o profissional dos quadros da Saúde do município. Júnior do Titico esclareceu ainda que o produto não foi utilizado pelo paciente e tão logo a direção do hospital tomou conhecimento do procedimento, tomou as medidas cabíveis e o profissional foi demitido.

Confira o vídeo do prefeito Júnior do Titico:

https://www.facebook.com/juniordotitico/videos/1361704747556519

Embora a gestão municipal tenha adotado as medidas cabíveis, urgentes e necessárias, vale salientar que essa não é a primeira denúncia que envolve a Saúde do município. O prefeito Júnior do Titico foi eleito com a bandeira da Saúde e até agora a população não viu nada que pudesse ser constatado como avanço no município, muito pelo contrário, as coisas parecem andar para trás. O povo ipueirense continua aguardando medidas que assegurem o progresso da cidade nesta área da Saúde e não medidas que contenham desmandos ocasionados pela má gestão administrativa da pasta.

EM TEMPO

A direção do Hospital e Maternidade Otacílio Mota em Ipueiras não revelou o nome do médico e do paciente por questões éticas.

 

 

 

 

Compartilhar Notícia