Lula diz que ITA no Ceará é pagamento de dívida de gratidão pelo que o estado tem feito pela educação do país

2 Min. de Leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o lançamento da pedra fundamental de instalação do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará, nesta sexta-feira (19/1), que o ato é pagamento de uma dívida de gratidão com o estado, por tudo que o Ceará tem feito pela Educação do país.

“É uma dívida pelo que vocês fizeram e dizem a nós no que pode ser feito na educação desse país, mesmo não sendo um Estado muito rico”, declarou o presidente. Em seguida, defendeu o papel do estado como criador de uma fonte de igualdade de oportunidades. “O que falta para as pessoas é oportunidade, é uma chance. Não importa origem social, cor ou sexo. O papel do Estado é garantir igualdade de oportunidades, a chance de disputar a mesma coisa em igualdade de condições”, asseverou o presidente.

Já o ex-governador do Ceará, senador e ministro da Educação, Camilo Santana falou do momento histórico para o Nordeste. “Para mim, é um dia histórico para o Ceará. É um dia histórico para a educação no Nordeste brasileiro. O senhor não sabe essa ação que o senhor está fazendo para o Nordeste brasileiro, para o Ceará, porque nenhum país, nenhum estado vai crescer sem ter a educação do nosso povo. Viva a educação brasileira!”, enfatizou.

Já o governador Elmano de Freitas aproveitou a oportunidade para anunciar mais um programa de incentivo a educação de qualidade. “Nós vamos juntos, rede pública e privada, junto com Tales de Sá, instituir um curso da escola pública preparatório para o ITA para que os nossos jovens da escola pública ingressem no ITA, para que eles tenham acesso aos melhores métodos”, defendeu Elmano.

Compartilhar Notícia