O governador Elmano de Freitas (PT) foi o primeiro a anunciar a chegada do presidente, afirmando nas redes sociais: “Bem-vindo ao nosso Ceará, presidente! Vem muita conquista por aí para os nossos professores e para o desenvolvimento do Estado!”
Lula foi recebido no aeroporto por uma comitiva de autoridades cearenses e nacionais, entre elas o ministro da Educação, Camilo Santana; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; o presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri; o líder do Governo Lula na Câmara, José Guimarães; o chefe da Casa Civil do Estado, Chagas Vieira; além da primeira-dama do Brasil, Rosângela Silva (Janja), e da primeira-dama do Ceará, Lia Freitas.
Entrega da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB)
O primeiro compromisso do presidente será no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, onde Lula entregará as Carteiras Nacionais Docentes do Brasil (CNDB) a professores cearenses. A CNDB, lançada em outubro pelo Ministério da Educação, integra o pacote de valorização da categoria dentro do programa Mais Professores.
O documento garante: acesso facilitado a atividades culturais, descontos e benefícios exclusivos, participação em ações de formação continuada e programas como Vale-Computador e Bolsa Mais Professores.
Início da produção de veículos elétricos da GM no Ceará
Após a agenda em Fortaleza, Lula seguirá para o município de Horizonte, onde participará da cerimônia que marca o início da produção de veículos elétricos da General Motors (GM) no Brasil, dentro do Polo Automotivo do Ceará.
O projeto é considerado estratégico para posicionar o Estado como referência nacional em mobilidade sustentável. O primeiro modelo a ser produzido será o Chevrolet Spark, um SUV totalmente elétrico que inaugura a nova fase industrial do complexo.
Segundo a Planta Automotiva do Ceará (PACE), responsável pela operação, a previsão é que, somente em 2026, sejam montadas aproximadamente 6 mil unidades do modelo no Ceará. A empresa também confirmou que outro tipo de automóvel deve ser anunciado no decorrer de 2026, ampliando o portfólio do polo automotivo.





