Jogador Osvaldo, ex-Seleção, é internado com tromboembolismo pulmonar: entenda a doença

6 Min. de Leitura

O atacante de futebol Osvaldo, que já teve passagens pelo Ceará e pelo Fortaleza e defende atualmente o Vitória, foi internado na UTI do hospital São Rafael, em Salvador, ao final da tarde desta segunda-feira (16/9), após ser diagnosticado com tromboembolismo pulmonar.

Em nota, o Vitória informou que o atacante se queixou das dores durante a viagem de retorno para a Salvador depois do resultado positivo do Leão sobre o Atlético-GO, no último sábado. Houve necessidade de realização de exames de imagem e condutas imediatas.

Nas redes sociais, o atleta de 37 anos disse que está bem e explicou que o problema surgiu após receber uma pancada na perna que gerou um coágulo.

Apesar do susto, Osvaldo afirmou nas redes sociais que o problema foi detectado a tempo e que logo espera voltar a defender as cores do Vitória.

“Boa noite, pessoal, passando para falar que estou bem e para agradecer o carinho e preocupação de todos vocês. Esse problema aconteceu devido a uma pancada que eu havia sofrido na perna, o edema acabou gerando um coágulo que se deslocou, mas graças a Deus foi detectado a tempo. Estou recebendo todos os cuidados e logo, logo espero estar de volta defendendo as cores do leão [Vitória]. Um grande abraço a todos”, disse Osvaldo através das redes sociais.

O que é tromboembolismo pulmonar?

“A embolia pulmonar é a obstrução da circulação pulmonar, de uma artéria pulmonar por um trombo, um coágulo. Normalmente esse coágulo se origina em uma veia da perna, da panturrilha ou da coxa, e esse trombo se solta da perna e vai até chegar ao coração. Depois ele obstrui, entope um vaso da circulação pulmonar. Quando ele entope um vaso da circulação pulmonar, acaba prejudicando a oxigenação do sangue pelo pulmão”, resumiu o pneumologista Ricardo Malinverni.

Para entender melhor, ele faz uma comparação, pensando na circulação pulmonar como uma árvore cheia de galhos, representando as artérias do órgão.

“Quando a gente obstrui um vaso de calibre maior, responsável por uma área grande de oxigenação do pulmão, a gente pode ter uma embolia pulmonar, causando sintomas ou causando prejuízos mais importantes.”

Há sintomas que indicam que a pessoa possa ter tromboembolismo pulmonar?

Segundo o médico-pneumologista, a presença de sintomas varia de paciente para paciente.

“A embolia pulmonar pode ser desde uma situação em que a pessoa nem percebe, não tem nenhum sintoma importante, até uma situação que cause muita falta de ar, muita dispneia, uma queda da oxigenação muito importante, até a morte, quando ela é uma embolia pulmonar que a gente chama de maciça.”

Algum tipo de pessoa é mais suscetível a ter tromboembolismo pulmonar?

“Normalmente, a embolia pulmonar acontece em pacientes que têm algum fator de risco, ou seja, alguma condição que aumenta a probabilidade de ela ter algum trombo e que esse trombo depois vai chegar até a circulação do pulmão”, declarou Malinverni.

Quais são os fatores de risco?

  • O médico-pneumologista enumerou algumas situações e ações que aumentam o risco:
  • pacientes que fizeram cirurgia recente e precisam ficar imobilizados, acamados ou parados por muito tempo;
  • viagens longas, em avião ou ônibus, em que a pessoa fica muito tempo parada, sem mexer as pernas;
  • fumar;
  • usar anabolizantes;
  • pacientes com câncer ou em tratamento contra câncer em qualquer parte do corpo;
  • pacientes com doença hematológica ou anomalia na coagulação do sangue.

Conforme o médico-pneumologista, o sangue ficar muito parado nas pernas facilita a formação dos chamados trombos.

Prevenção

  • O profissional também enumerou formas de prevenir o tromboembolismo pulmonar:
  • sempre levantar e mexer as pernas, caminhar, durante viagens longas;
  • para pacientes em cirurgia, é geralmente prescrita uma medicação anticoagulante;
  • não fumar;
  • não usar anabolizantes.

Fortaleza, Ceará e Seleção Brasileira

Osvaldo foi revelado na base do Fortaleza, em 2006, e atuou mesmo na campanha do tricolor na Série B de 2008, onde salvou a equipe do rebaixamento para a Série C nas rodadas finais. Retornou em 2019. Pelo Leão do Pici, foram 196 partidas e 30 gols marcados. Osvaldo foi campeão cearense em 2008, 2009, 2019, 2020 e 2021.

Já pelo Ceará, Osvaldo atuou na Série A de 2011, sendo destaque da competição, o que levou no ano seguinte para o São Paulo. Na temporada pelo Alvinegro, foram 59 partidas, 8 gols e 5 assistências. Nesta temporada foi campeão cearense.

Osvaldo ainda vestiu a camisa do São Paulo. Foram três temporadas seguidas, e conquistou o título da Copa Sul-Americana. Em seu auge no tricolor paulista, o atleta chegou a ser convocado para a seleção brasileira./g1

(Foto reprodução)

Compartilhar Notícia