Janaína Farias e Marcelo Machado tendem a polarizar o cenário político em Crateús. Por Reginaldo Silva

4 Min. de Leitura

Por Reginaldo Silva. Professor, Radialista e Jornalista

O fenômeno da polarização política no Brasil não é novo. PT e PSDB, protagonizaram essa cena política por duas décadas, agora reeditadas na versão da extrema direita entre PT e PL de forma mais acentuada nas duas últimas eleições presidenciais.

Os municípios espalhados pelo Brasil seguem essa mesma tendência, com variantes significativas dependendo das regiões deste país continental.

O município de Crateús, já aponta esse cenário de polarização política para as eleições municipais do próximo ano. Dois personagens ocupam o centro das atenções políticas. De um lado, o prefeito Marcelo Machado (SD), que já está em seu segundo mandato e deve indicar um nome para sucedê-lo, de outro, a suplente de senadora Janaína Farias (PT), assessora do Ministro da Educação Camilo Santana.

Marcelo tem 13 dos 15 vereadores da Câmara Municipal, tem apoio da maioria dos grupos políticos que cercam a gestão e vai buscar no quadro administrativo ou no parlamento um nome que represente o continuísmo de sua administração. O Chefe de Gabinete Dr. Gomes, o presidente da Câmara Deusimar da Ponte e o nome da Secretaria de Saúde Betinha Machado figuram entre os campos das possibilidades.

Janaina Farias tem apelo popular por ser filha de Crateús e teve forte atuação no crescimento da cidade por conta dos dois últimos mandatos de governador de Camilo Santana, onde teve influência direta nas grandes conquistas do município nos últimos anos.

Marcelo e Janaina também precisam quebrar barreiras. Marcelo não é o candidato, uma coisa é o nome dele na disputa, outra completamente diferente, seria um nome apontado por ele. O mesmo vale para Janaína. Ainda em relação a ela pesa o princípio da dúvida se realmente viria disputar a eleição, uma vez que teve seu nome apontado como candidata a deputada federal e depois retirado em cima da hora no pleito passado.

Outros fatores importantes precisam ser observados no tabuleiro político complexo de Crateús. Marcelo Machado teve 14 vereadores votando com ele na última eleição em Roberto Cláudio, o mesmo ficou em segundo lugar no município com 19,42% dos votos válidos, enquanto Elmano de Freitas ficou com 63,43%. A força política numérica no parlamento não se materializou nas urnas.

Janaína colada em Camilo e Elmano deram 34.484 votos a Lula. Marcelo não votou abertamente em Bolsonaro, mas apoiou bolsonaristas e se manteve distante do PT, Lula e Camilo. Até que ponto esses fatores irão pesar em 2024, só o tempo dirá, mas, certamente terão pesos significativos por se tratar de região Nordeste e de municípios cearenses com grande aceitação ao lulismo.

Ainda é cedo para análises mais aprofundadas, devido as variantes que vão surgindo ao longo do caminho. Existem outros grupos políticos que ainda podem se manifestar em meio a disputa que se anuncia em Crateús, contudo, a polarização está no ar, com Janaína Farias e Marcelo Machado visitando e anunciando obras de olho em 2024.

Compartilhar Notícia