Izabelle Mont’Alverne tomou posse como primeira reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) nesta terça-feira (12/04), no auditório do Centro de Ciências e Saúde (CCS), em Sobral. A vice-reitoria ficou com o professor adjunto da UVA desde 1982 e ex-secretário executivo da Secitece, Francisco Carvalho.
Representando a governadora do Ceará, Izolda Cela, o secretário da Secitece, Carlos Décimo, deu posse à nova gestão, eleita para o quadriênio 2022-2026. Em seu pronunciamento, Carlos Décimo destacou os avanços da educação superior no Ceará e o papel social que as universidades desempenham para a diminuição das desigualdades.
“Nosso governo realizou a mais vigorosa expansão do ensino superior. O Ceará passará de 16 para 26 municípios com presença física das universidades. A reitora Izabelle e o vice-reitor Francisco têm agora nas suas mãos a responsabilidade de levar adiante a implantação dos novos campi da UVA na região”, pontuou o secretário. “Esse ato de posse é de grande importância histórica. A UVA é uma casa de saberes mas, acima de tudo, é responsável pela inclusão social dos filhos e filhas dos trabalhadores”, concluiu Carlos Décimo.
Em seu discurso, já como reitora, Izabelle Mont’Alverne destacou o protagonismo feminino no Estado e o papel da universidade na formação de lideranças. “Ocupar o cargo de reitora desta universidade representa a potência da UVA e representa, sobretudo, que o lugar da mulher é onde ela quiser. O Estado vive um momento de reafirmação da ocupação das mulheres nos espaços de poder, como exemplo da nossa governadora Izolda Cela, de quem nutro grande admiração”, concluiu.
A sessão solene foi presidida pelo então reitor Fabianno de Carvalho que, após a solenidade, passa a integrar o Conselho Diretor da UVA, na qualidade de ex-reitor.