Como toda ação gera uma reação, os vereadores da Câmara Municipal de Ipueiras resolveram responder a atitude antidemocrática do gestor com um ato dentro da legalidade que compete ao Poder Legislativo e já estava em andamento na Casa.
De acordo com a imprensa local, os vereadores de Ipueiras concluíram o relatório final produzido pela Comissão Especial de Inquérito que trata de supostas irregularidades por parte da gestão municipal na utilização dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) do ano de 2021.
O resultado do trabalho de pesquisa e apuração dos dados levantados será encaminhado ao Promotor de Justiça do Município, a Procap, ao Ministério Público Federal, à Policia Federal, ao FNDE e TCE, para que sejam apuradas e tomadas as devidas providências legais, em caso de constatação de irregularidades.
A Comissão de Inquérito formada pelos vereadores Ailton Sampaio (PT), Dudu Mourão (PDT), Judite Moreira (PDT), Luquinha do Charito (MDB) e Carlito (PSB) depois de um longo trabalho de pesquisa e análise documental, concluiu o relatório que aponta supostas irregularidades nos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
De acordo com o relatório, o rateio do Fundeb, realizado no município de Ipueiras era de um montante maior e deixou de contemplar outras categorias que se enquadravam na legislação vigente do País. As investigações agora seguem novos trâmites e a gestão deve se mexer para comprovar que não houve irregularidades neste rateio.