Imagem de Nossa Senhora do Círio de Nazaré é recebida pela primeira vez em Fortaleza

4 Min. de Leitura

Fortaleza recebe, até o próximo dia 29 de abril, pela primeira vez, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Vinda de Belém, no Pará, a santa peregrina, que integra o Santuário do Círio de Nazaré, foi protagonista de uma celebração realizada nesta quinta-feira (25/04), na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no Bairro Montese. Durante o período em que a santa ficará exposta para visitação, os fiéis poderão participar de programação especial.

A aposentada Helena Moura, 80 anos, foi uma das primeiras a chegar para receber a imagem e já tem uma longa história de devoção. “Um dia eu ainda vou em Belém para ver o Círio. Nós aqui na comunidade pertencemos muito à igreja, eu já frequento há muito tempo. Dormi com isso no pensamento”, relatou.

Já Lucina Angelina, 65, afirma que foi à celebração na esperança de alcançar uma promessa que fez à Nossa Senhora. “Eu estou esperando a minha cura e libertação da dificuldade para dormir, eu tenho insônia. Eu venho pelas graças que eu tenho de Deus, pela coragem para testemunhar a nossa Santa”, declara a dona de casa.

Maior festa católica do País 

Nossa Senhora de Nazaré vem do Santuário Basílica na capital paraense, local onde ocorre o Círio de Nazaré, festa já marcada no calendário do estado e um dos maiores eventos católicos do Brasil. Em Fortaleza, evento semelhante acontece anualmente em outubro e, de acordo com o pároco Raimundo Alves Ferreira, da Igreja Nossa Senhora de Nazaré de Fortaleza, está se tornando uma festa reconhecida nacionalmente.

Para o padre, a visita da imagem peregrina é muito significativa para o povo cearense. “Aqui nós temos uma devoção muito grande com Ela e como muitas pessoas não tem condição de ir até Belém para ver o Círio, eu fiz um pedido pessoal para trazê-la até aqui”, pontua o pároco.

Programação

Ao longo desta quinta-feira (25), na Igreja Matriz do Montese, a programação segue com a realização de missas. Também está programada uma apresentação musical para as 20h de hoje.

Na sexta-feira (26), pela manhã, a santa peregrina visitará a Casa de Nazaré, no Bairro Bom Futuro, além do Colégio Medalha Milagrosa e o Colégio Piamarta, no Montese. No período da tarde, a santa retorna à Igreja Matriz dando continuidade às celebrações eucarísticas. À noite segue para Capela da Misericórdia.

Já no sábado (27), a imagem da Virgem de Nazaré estará, às 14h, na Comunidade Paráclito, no bairro Jardim América. Está programada para as 16h30 uma celebração eucarística de consagração infantil na Igreja Nossa Senhora de Nazaré, no Montese. Depois, às 18h, a imagem segue em visita à Capela Sagrada Família, no Bairro Jardim América.

No domingo (28), na Igreja Matriz, às 6h, será rezado o Ofício de Nossa Senhora e celebrações das missas às 6h30, 8h e 11h. Às 14h acontece um encontro da misericórdia e recitação do terço, e às 17h uma nova missa. Será realizada, também, uma missa solene às 19h, no Ginásio Padre Félice, próximo do Colégio Piamarta, no Bom Futuro.

Encerrando a programação na segunda-feira (29), estão programados o Ofício de Nossa Senhora às 5h30 e Celebração Eucarística a partir das 6h. Em seguida, a imagem retorna para Belém./ G1

Compartilhar Notícia