/IFCE cancela I Semana de Direitos Humanos Dandara dos Santos

IFCE cancela I Semana de Direitos Humanos Dandara dos Santos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará cancelou a I Semana de Direitos Humanos, Dandara dos Santos. O cancelado foi avaliado como censura pela organização, justificando que a programação vinha sendo elaborada há cerca de seis meses. O candidato a presidente nas eleições do ano passado Guilherme Boulos (PSOL), estava entre os convidados.

A Reitoria do IFCE, em nota, informou que cancelava o evento para evitar viés político-partidário.

“A Reitoria do IFCE e as direções-gerais dos campi de Fortaleza, Sobral e Canindé, para evitar que o evento seja compreendido como possuidor de um viés político-partidário, o que não condiz com a histórica imagem institucional do IFCE, suspendem todas as atividades relativas à I Semana de Direitos Humanos.

Reconhecemos a importância do debate sobre direitos humanos para a comunidade acadêmica, e, em nenhum momento, a gestão toma posição de censura; no entanto, a falta de discussão prévia para a montagem de uma programação focada no debate plural de ideias inviabiliza a realização do evento.

Novos locais da programação da Semana

Nesta quarta-feira, 21/8, a programação da I Semana de Direitos Humanos Dandara dos Santos acontece nos jardins da Universidade Federal do Ceará (UFC), incluindo a presença de convidados como o chargista Carlos Latuff, internacionalmente reconhecido por sua atuação em temas como a questão palestina e as diferenças sociais no Brasil. Ele participa do debate sobre o tema “Arte, Resistência e Direitos Humanos”, às 18h, com Helena Martins, Centelha e integrantes do Coletivo Nigéria.

Já a mesa sobre “Precarização do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Direitos Humanos” acontece às 10 horas, no mesmo local, reunindo Marcelo Uchoa, Enedina Soares e André Vasconcelos.

Em Sobral as atividades acontecerão quinta-feira com concentração em frente ao IFCE e caminhada até a praça do Arco, onde serão realizados os debates. Em Canindé o local será confirmado em breve, em espaço de fácil acesso público, no Centro da cidade.

(Fotos – Divulgação)

Comente com Facebook