O processo de interiorização da saúde no Ceará avança em ritmo acelerado. O Hospital de Crateús passa por uma ampla reforma e ampliação que o consolidará como centro de referência em alta complexidade para toda a região. Paralelamente, os hospitais de Iguatu e Baturité seguem em fases distintas de implantação, reforçando o compromisso do governo estadual em descentralizar os serviços.
De acordo com a secretária de Saúde do Ceará (Sesa), Tânia Mara Coelho, a previsão é de que todos os serviços estejam em funcionamento no próximo ano.
Expansão em Crateús
O Hospital de Crateús passa por ampliação deá 154 novos leitos, somando-se à estrutura já existente, totalizando cerca de 180. A unidade será voltada para oncologia, cardiologia e traumato-ortopedia, com foco em alta complexidade.
Hoje, já é possível realizar no município cirurgias, biópsias e atendimentos associados à quimioterapia em unidade conveniada. A ampliação busca reduzir a necessidade de deslocamentos de pacientes até Sobral ou Fortaleza, diminuindo o sofrimento e o desgaste de famílias do interior.
Interiorização da oncologia
Segundo a secretária Tânia Mara Coelho, a meta do governador Elmano de Freitas (PT) é garantir que todas as regiões do Ceará tenham acesso a serviços de alta complexidade, priorizando especialmente o tratamento de câncer. Durante a inauguração dos serviços de oncologia em Crateús, Elmano declarou que “a população do interior é tão cearense quanto a da capital”, e merecem tratamento de qualidade na área da saúde.
Iguatu e Baturité
Além de Crateús e da Região Norte que deverá ter os serviços ampliados, outros dois hospitais regionais estão em andamento. Em Baturité, a obra já está em fase de ordem de serviço após a conclusão da licitação. Já em Iguatu, a etapa atual é a definição do terreno, essencial para a posterior autorização do início da obra.
Apesar de estarem em fases diferentes, os três equipamentos representam um marco para a saúde pública do Ceará, especialmente para o interior que já vivem a realidade de ser atendidos próximo de suas casas..