Guimarães se fortalece nos Sertões de Crateús de olho em 2026

3 Min. de Leitura

O deputado federal José Guimarães (PT) é o retrato do Lula (PT) no Ceará, pelo histórico, pela militância e sobretudo, pela defesa intransigente do ícone petista.

Guimarães, acompanhado do presidente do PT Ceará, Antonio Filho, o Conin, e do líder do PT na Assembleia Legislativa do Ceará, De Assis Diniz, participaram da Plenária do PT, em Nova Russas e legitimaram uma série de pré-candidaturas na região dos Sertões de Crateús.

No município sede da regional, Guimarães diz que em conversa com o ministro da Educação, Camilo Santana, o nome que vai para disputa é o de Janaína Farias, suplente de senador, que vai assumir a titularidade no Senado agora no início de abril.

Em Nova Russas Russas, Guimarães lançou a forte pré-candidatura do médico Pedro Ximenes, ele foi candidato na última eleição com apoio popular, sem lideranças políticas e partidárias, mesmo assim, obteve mais de 8 mil votos, (45,05%). A pré-candidatura de Dr. Pedro, conta também com o apoio do presidente da Fetraece Raimundo Martins e com o apoio de três parlamentares petistas, De Assis Diniz, Messias Dias e Moisés Braz.

No município de Santa Quitéria, Guimarães lançou a pré-candidatura de Lígia Protásio, ela é a atual vice-prefeita do município, estava assumindo a titularidade interinamente em virtude do afastamento do prefeito Braguinha e agora volta a sua condição de vice.

Na missão de fortalecer o PT no interior do Ceará, em Hidrolândia, Guimarães também anunciou a pré-candidatura do médico José Ivan Mororó para concorrer a prefeitura local.

Em Tamboril, o município é comandado pelo prefeito Marcelo Mota do PSB, sobrinho do deputado estadual Jeová Mota. Marcelo é um dos prefeitos mais bem avaliados do interior cearense e vai fazer dobradinha com o PT no município com o aval de Guimarães.

Nos municípios de Ararendá, Poranga e Ipaporanga, as prefeituras já são comandadas por prefeitos petistas e ainda contam com o apoio de dois ex-prefeitos que fazem parte do PT raiz, no caso de Ipaporanga, Toinho Contábil e de Ararendá, com Aristeu Eduardo.

Guimarães segue avançando nos municípios de Ipueiras, Independência, Quiterianópolis, com o objetivo de costurar alianças para colocar o PT na majoritária.

Além de liderar as votações na Câmara Federal, Guimarães tem ainda duas missões importantes no Ceará, a primeira, manter a estrela do PT brilhando no mapa político cearense e a segunda, preparar o terreno para sua candidatura ao Senado em 2026.

Compartilhar Notícia