Grupo de Cid Gomes fica mesmo no PSB, senador, prefeitos e deputados começam a organizar o desembarque para nova sigla

2 Min. de Leitura

O primeiro passo foi dado pelo grupo político liderado pelo senador Cid Gomes (PDT), definir uma sigla para o desembarque partidário de deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores, sobretudo, destes últimos que já entram em um embate eleitoral no ano que vem.

Cid Gomes já havia se reunido na última quinta-feira (21/12), com o presidente estadual do PSB, Eudoro Santana. O encontro serviu para análise de todos os campos e possibilidades envolvendo os municípios cearenses, objetivando equacionar o problema de interesses dos que estão chegando com aqueles que já estavam acomodados.

Eudoro Santana sempre se posicionou favorável em receber o grupo político liderado por Cid Gomes. O entrave estava em um possível acordo nacional que esbarrava na possibilidade de um apoio do PSB, a reeleição do prefeito José Sarto (PDT) em Fortaleza, já que a ala cidista pretende manter a aliança com o PT na capital cearense. Cid e Camilo, ao que tudo indica, resolveram o problema com o prefeito de Recife, João Campos (PSB), que tinha uma relação com o deputado federal André Figueiredo, presidente nacional interino do PDT, envolvendo as duas capitais do Nordeste e as duas legendas.

Cid deve se filiar oficialmente já no início de janeiro juntamente com os prefeitos, já que não precisam de janela, os vereadores podem se filiar na janela no mês de abril e os deputados federais e estaduais devem aguardar o andamento do desfecho judicial para não correrem o risco de perder os mandatos e darem seguimento ao processo de desfiliação do PDT, já que se consideram perseguidos pela sigla, diante de todos os fatos que se desenvolveram, antes, durante e depois da eleição de 2022.

De acordo com um parlamentar que vem acompanhando as negociações, agora no início do ano já é possível ter uma maior clareza dos desdobramentos sobre as estratégias de desembarque dos dissidentes pedetistas para o PSB.

Compartilhar Notícia